PASSADO E FUTURO

CRTR 9ª Região vai construir acervo histórico com documentos do pioneiro Jair Pereira

Ascom CONTER
23/03/2020
PASSADO E FUTURO

Você pode até não conhecer o senhor desta foto, mas ele foi uma das pessoas mais importantes na elaboração da Lei nº 7.394/85, que regulamenta a profissão da nossa Classe.

Trata-se do técnico em Radiologia Jair Pereira, “O Índio”. De 1974 a 1985, ele resolveu travar uma batalha em defesa da regulamentação. Na época, ele era presidente da Associação dos Técnicos em Radiologia do Estado de Goiás (Atrego) e vice-presidente da Federação das Associações dos Técnicos em Radiologia do Brasil (Fatreb).

Recentemente, a diretoria executiva do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Goiás e Tocantins (CRTR9) contatou o pioneiro com o objetivo de lançar um projeto que visa resgatar a memória da época, em celebração aos 35 anos da regulamentação da profissão. A ideia dos gestores TR. Elizabete Jorge da Mata Xavier (presidente), TNR. João Marcelo Porto de Deus (diretor-secretário) e TNR. Denise Rodrigues Galinari Scartezini (diretora-tesoureira) é juntar documentações da época e preservá-las para a posteridade.

“Valorizar a nossa história é olhar com carinho para nossas futuras aspirações profissionais. Esse diálogo com o senhor Jair abre portas para registros históricos fundamentais da nossa Classe. Pretendemos nos inspirar com esse exemplo e nos manter fortes para os desafios que se apresentam”, pontua a presidente.

(Conselheiros do CRTR9, da esquerda para a direita: TNR. João Marcelo Porto de Deus, diretor-secretário; TNR. Denise Rodrigues Galinari Scartezini, diretora-tesoureira e TR. Elizabete Jorge da Mata Xavier, presidente)

SAIBA MAIS

Índio vendeu sucata para ir a Brasília de fusca 68 vezes defender a regulamentação da profissão de técnico em Radiologia