PARCERIA PELA RADIOTERAPIA

CONTER e Fundação do Câncer firmam acordo de cooperação técnica

Assessoria de imprensa do CONTER
22/07/2016
PARCERIA PELA RADIOTERAPIA

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 580 mil pacientes vão receber o diagnóstico da doença em 2016. Para atender a demanda por tratamento, a Fundação do Câncer firmou um acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Por meio da parceria, as instituições esperam formar especialistas em Radioterapia para ampliar a oferta de tratamento em 25%.

Leia os termos do acordo, clique aqui

Inicialmente, a parceria prevê a formação de 80 técnicos e tecnólogos em Radiologia como especialistas em Radioterapia, para atender a demanda do Programa de Expansão de Radioterapia do SUS. Os profissionais selecionados para receber qualificação dentro do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, do Ministério da Saúde, vão atender a população de 63 municípios, em 22 estados.

De acordo com a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, o curso é de altíssima qualidade e vai ser certificado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). "Os profissionais selecionados vão receber bolsa de estudos para despesas com transporte, alimentação e hospedagem, além das passagens aéreas de ida e volta para casa", garante.

As vagas serão oferecidas por profissionais aprovados em processo seletivo. Vinculados, principalmente, a estabelecimentos de saúde públicos, filantrópicos, contemplados no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. O acordo tem validade de três anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Para saber como participar, clique aqui