PARCERIA PELA EDUCAÇÃO

CONTER firma convênio com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP

Assessoria de imprensa do CONTER
21/09/2015
PARCERIA PELA EDUCAÇÃO
 
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), no último dia 17, para oferecer aos profissionais e estudantes uma nova perspectiva de formação continuada. 
 
Leia os termos do acordo, clique aqui
 
 
Segundo o presidente da FAVC, doutor José Cândido de Freitas Junior, a parceria tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas e programas para oferecer oportunidades aos profissionais das técnicas radiológicas que querem crescer e obter reconhecimento, a fim de buscar melhores colocações no mercado de trabalho e na academia. “Nossa instituição está de portas abertas para os estudantes, auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia que queiram estudar, se especializar e fazer parte do projeto”, convida. 
 
Neste primeiro momento, as instituições pretendem desenvolver cursos, seminários, estágios e treinamentos para os profissionais ligados ou inscritos nos quadros do Sistema CONTER/CRTRs, prioritariamente nas áreas de Radiodiagnóstico, TC, RNM, Radioterapia, Medicina Nuclear e Industrial. 
 
Em médio prazo, a ideia é criar programas de fomento à pesquisa, extensão e oferecer aos profissionais iniciados nas atividades de formação elementar oportunidades de pós-graduação, mestrado e doutorado.   
 
 
De acordo com a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, a autarquia ficará responsável pelas pesquisas e levantamentos, para identificar as demandas de formação e especialização na área da Radiologia. A Santa Casa de SP vai se encarregar do desenvolvimento propriamente dito das atividades educacionais. 
 
A escolha do parceiro não foi por acaso. A Santa Casa de SP foi fundada em 1560 e, ao longo dos seus mais de 455 anos de história, se consolidou como referência no atendimento à saúde da população de São Paulo, bem como transformou sua faculdade de ciências médicas, fundada em 1963, em uma das melhores instituições de ensino da Radiologia no país. “Para nós, é uma honra caminhar ao lado de uma das instituições que mais apoiam o desenvolvimento da Radiologia na América Latina”, considera Valdelice.
 
 
A partir desta experiência, o CONTER pretende buscar novos parceiros e firmar convênios com instituições de ensino reconhecidas e consolidadas nas demais regiões do país, para denutrir os cursos de fundo de quintal oferecidos por instituições de ensino de má qualidade, que iludem estudantes e não preparam verdadeiramente para o trabalho.
 
“Infelizmente, muitos alunos saem das escolas técnicas e faculdades sem condições de exercer a profissão, por causa da precariedade do ensino. Vamos interromper esse ciclo vicioso e buscar a profissionalização permanente das técnicas radiológicas no Brasil, para melhorar as condições de empregabilidade da nossa classe”, finaliza a presidente do CONTER.