PARABÉNS, CLASSE

Profissionais das técnicas radiológicas merecem reconhecimento no Dia da Radiologia


08/11/2018
PARABÉNS, CLASSE

O Dia é da Radiologia, mas quem merece o crédito são as mulheres e os homens que fazem desta profissão uma arte nobre, marcante em todos os momentos da vida das pessoas. Seja na felicidade de um nascimento ou na tristeza da descoberta de um câncer, seja na preservação da saúde ou no combate às doenças, a Radiologia está presente no nosso cotidiano, como personagem principal do desenvolvimento da humanidade.

Desde Röntgen, Marie Curie e Nikola Tesla até Aristides Negretti, Alzira do Nascimento e Amilton Guerra, centenas de milhares de profissionais, de pesquisadores e de cientistas contribuíram e deram a vida pelo aperfeiçoamento das técnicas radiológicas. Nossa missão é continuar essa trajetória, com dignidade, dedicação e ética.

Atualmente, existem quase 120 mil profissionais das técnicas radiológicas formados e legalmente habilitados pelos Conselhos de Radiologia no Brasil. São esses profissionais que atendem mais de 200 milhões de pessoas nos sistemas público e privado de saúde. São esses mesmos profissionais que trabalham no setor industrial e nas áreas de inspeção e de segurança, para atender e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Neste Dia da Radiologia, em nome da sociedade brasileira, renovamos votos de estima e de consideração pelos profissionais das técnicas radiológicas. Essa profissão, que já tem mais de 100 anos, faz a diferença na vida das pessoas e deve continuar evoluindo pelos caminhos da ciência.

A todas as pessoas que precisam da Radiologia, nós reiteramos a recomendação: procure saber a formação e se o profissional que te atende tem registro e habilitação legal para operar equipamentos emissores de radiação ionizante. O exercício ilegal é um crime contra a saúde das pessoas. Seja paciente, não seja vítima. 

Saudações radiológicas,

7º Corpo de Conselheiros e Conselheiras do CONTER