PALAVRA DO PRESIDENTE

Nossa luta é contra o crime organizado

Presidência do CONTER
10/12/2018
PALAVRA DO PRESIDENTE


O dia que venci as eleições para presidir o Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Após três décadas de estudos, de trabalho e de perseverança, tinha chegado a hora de devolver tudo o que essa profissão me deu, tinha chegado a hora de ocupar o cargo executivo mais importante da minha categoria. Felicidade parecida só experimentei no dia que recebi a notícia que seria pai.

Cheguei preparado para o mandato, com a formação, com o suporte e com a motivação necessária para fazer o melhor trabalho da minha vida, mas não pensei que essa tarefa seria mais árdua do que eu poderia imaginar. Cheguei pronto para combater o exercício ilegal da profissão, para defender direitos e para implementar uma gestão inovadora nos Conselhos de Radiologia. Entretanto, logo descobri que teria uma missão ainda mais severa: combater quadrilhas que fazem parte do crime organizado.

Ao tomar conhecimento dessa triste realidade, articulei uma time de experts do direito e da tecnologia da informação para identificar, investigar e elucidar evidências de fraude de documentos fiscais, vazamento de documentos sigilosos e o mau uso de verbas públicas. Em um ano e meio de trabalho, estamos conseguindo passar as coisas a limpo e, mais que isso, estamos conseguindo identificar e processar os responsáveis pelas infrações e pelas contravenções cometidas contra os Conselhos de Radiologia. Evidentemente, essa se tornou a missão mais importante de agora.

Mas, esse tipo de trabalho cobra seu preço. Desde que assumi a presidência do CONTER, por causa dessas ações de inteligência já recebi ameaças de morte, já tentaram fraudar minha conta bancária, já tentaram invadir minhas redes sociais, já tentaram fazer escutas clandestinas nos meus telefones e já chegaram ao limite de ameaçar a integridade física da minha família. Contudo, na noite da sexta-feira passada, esse tipo de tentativa de intimidação ganhou contornos literalmente dramáticos: a sede do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR5) foi alvejada por tiros de arma de fogo de alto calibre.

Nossa preocupação com segurança surtiu efeito. O sistema inteligente de monitoramento registrou as imagens do atentado, com detalhes do homem e do veículo utilizado para fazer o ataque. Nos dias anteriores, já havíamos registrado movimentações suspeitas em frente à sede do CRTR5. Todo o material foi entregue para Polícia Federal, que conduz as investigações.

As ameaças não me intimidam. Tampouco me incomodam as fakenews plantadas contra mim por criminosos anônimos no WhatsApp e nas redes sociais. Vou continuar trabalhando para ajudar a eliminar os tentáculos que o crime organizado estendeu sobre o poder público. De minha parte, não haverá um minuto de descanso para a criminalidade. O tempo da impunidade acabou.

Estamos fazendo nossa parte, com coragem e determinação. Espero que as investigações avancem em tempo hábil, pois não podemos esperar alguém morrer para colocar na cadeia quem desferiu os disparos contra a sede do CRTR5.

Nós e a categoria esperamos respostas da Polícia Federal.

Cordialmente,

MANOEL BENEDITO VIANA SANTOS
Presidente do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER)