PALAVRA DO PRESIDENTE

Eu não cheguei só, vocês estão comigo

Manoel Benedito Viana Santos
09/06/2017
PALAVRA DO PRESIDENTE

No dia 13 de maio de 2017, fui eleito pelos profissionais do Piauí e do Maranhão para fazer parte do 7º Corpo de Conselheiros do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Apenas 21 dias depois, fui escolhido pelos representantes de todo o país para ser Presidente do CONTER. Em menos de um mês, minha vida mudou completamente. Mas não estou surpreso, pois desde menino aprendi que sobrevive quem melhor se adapta às mudanças. Batalhei para chegar até aqui e estou pronto para fazer o melhor trabalho da minha vida.

A Radiologia revolucionou a medicina moderna, assim como revolucionou a vida de quem escolheu essa profissão para exercer. Eu não conheço uma pessoa sequer que nunca tenha precisado para si ou para alguém da família dos serviços de profissional das técnicas radiológicas. Evidentemente, é a realização de um sonho representar uma categoria tão nobre e indispensável à sociedade. 

Sinto-me honrado pela oportunidade de ocupar esse papel. Eu agradeço aos arquitetos do Universo que permitiram a um humilde Técnico em Radiologia ludovicense seguir uma trajetória profissional de grandes aprendizados e chegar à presidência da maior instituição da categoria. Isso me faz crer que devemos tomar cuidado com os sonhos que temos, pois eles podem se realizar.

Eu não cheguei até aqui sozinho. Junto comigo, carrego os sonhos e a esperança de 110 mil profissionais das técnicas radiológicas de todo o país, que esperam por justiça social, por igualdade e por condições dignas de trabalho. Carrego a confiança da sociedade brasileira, que designou ao CONTER a responsabilidade de manter o controle jurisdicional da profissão em todo o território nacional.

Antes de chegar à presidência, fui membro efetivo da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) do CONTER. A partir dessa experiência, entendi as dificuldades que existem para fiscalizar a profissão no Brasil e aprendi a admirar a coragem e a perseverança dos nossos agentes, que realizam um grande trabalho e recebem pouco reconhecimento da sociedade. Não importa quantas instituições a gente fiscalize, sempre haverá mais estabelecimentos a fiscalizar. Não obstante, é necessário aceitar essa impermanência para atingir a nossa meta.

Junto com meus pares, prestei juramento e assumo o compromisso de combater incansavelmente o exercício ilegal da profissão. A nossa tarefa não é fácil, sabemos que garantir justiça social num país tão desigual como o nosso exige mais que boas intenções. Por isso, temos um projeto de trabalho e não vamos abrir mão de colocar em prática as estratégias necessárias para defender as prerrogativas, os direitos e os deveres dos profissionais da Radiologia.

Passei a primeira semana de mandato estudando a história do CONTER. Passei a semana também mergulhado em burocracias. Vocês não têm ideia do tanto de informação importante que tive de tomar conhecimento em tão pouco tempo. Também não podem imaginar a quantidade de papéis que tive de assinar para assumir as responsabilidades de um presidente. Agora o trabalho começa para valer.

Passarei os próximos dois anos e meio trabalhando incansavelmente pelo futuro de vocês, profissionais e estudantes da Radiologia. Passarei os meus dias fazendo tudo o que me cabe para ajudar a garantir a segurança radiológica da população brasileira.

A instituição vai cumprir o seu papel social, sem excessos, exageros ou abusos de poder. Saberemos encontrar o equilíbrio entre a metodologia, a eficiência e a combatividade necessária para defender o interesse público, sem privilégio ou demérito de quem quer que seja.

O CONTER tem uma boa infraestrutura, funcionários dedicados, assessores qualificados e estabilidade financeira e social para continuar crescendo. Vamos trabalhar para fazer as transformações necessárias, para permitir o avanço da fiscalização, para implementar um programa de educação permanente, para atualizar o marco regulatório da profissão e para permitir o avanço científico e tecnológico da profissão e da instituição.

Vamos inovar, sem extrapolar os limites da lei. Vamos propor o futuro, sem desrespeitar o passado da instituição. Entendemos que o respeito e a consideração é o ponto de partida para grandes transformações e realizações. 

Por falar nisto, o mercado de trabalho passa por profundas mudanças e devemos nos preparar para defender as prerrogativas profissionais dos Técnicos(as) e Tecnólogos(as) em Radiologia. Todas as instituições da categoria devem se unir para discutir o assunto e propor soluções. O CONTER está aberto ao debate, pois entende que essa é a melhor maneira de garantir a segurança da população.

Eu cheguei mais longe do que imaginava e devo isso a cada um de vocês. Agora, quero seguir em frente e espero que continuem comigo, pois a caminhada não faz sentido sem companhia.

Obrigado. Cordial abraço,

 

MANOEL BENEDITO VIANA SANTOS
Presidente do CONTER