#8nov2016 | PALAVRA DA PRESIDENTE

"Vocês são a mais bela expressão da Radiologia"

TR. Valdelice Teodoro, presidente do CONTER
07/11/2016
#8nov2016 | PALAVRA DA PRESIDENTE


Hoje é seu dia, parabéns! Comemore, pois ser profissional da Radiologia significa trabalhar com uma área do conhecimento que é fundamental para a saúde e a segurança da humanidade. Parabéns de verdade, pois você é a expressão mais forte da atividade radiológica, é a peça fundamental na engrenagem que move a ciência mais importante do mundo.

O exercício da nossa profissão se configura como uma tradução divina da natureza humana. As nossas imagens revelam o design dos corpos, dos elementos, dos objetos e expressam o interior das mais belas criações de Deus.

Por meio das nossas técnicas é possível encontrar doenças, fazer tratamentos, inspeções de segurança, controle de qualidade etc. A atividade radiológica está ligada às áreas mais estratégicas para o desenvolvimento de um país. Sem os profissionais da Radiologia, não existe saúde pública e nem segurança nacional. 

Nosso trabalho ajuda a salvar vidas. Não existe um sujeito sequer que nunca tenha precisado para si ou para alguém da família dos serviços de um/a Auxiliar, Técnico/a ou Tecnólogo/a em Radiologia. Não por acaso, fazemos parte da vida cotidiana das comunidades que mais precisam de auxílio do poder público.

Bem, eu me sinto feliz por ser Técnica em Radiologia, me sinto uma mulher realizada por ter trabalhado mais de 25 anos na área da Radioterapia. Assim como cada um de vocês, carrego em meu peito a responsabilidade ética e a satisfação de exercer uma profissão que marca a evolução da medicina moderna.

Eu me sinto feliz por ser presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), me sinto uma mulher realizada por representar uma categoria que luta diariamente pela vida das pessoas, pela qualidade da saúde pública e pela universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por outro lado, também me sinto triste, me sinto muito triste, porque, como presidente do CONTER, sou conhecedora das injustiças sociais, das transgressões e das covardias que acontecem no país e afetam nossos profissionais e os pacientes. Eu sofro de aflição todos os dias diante das graves violações de direitos fundamentais, como descumprimento do piso salarial e da carga horária especial de trabalho.

Mas tenha uma certeza: por mais injustiçado que você seja profissionalmente, não é mais injustiçado do que eu peculiarmente. Como mulher e como presidente do CONTER, diariamente, eu sou vítima de mentiras, calúnias, difamações e preconceitos nas redes sociais. Sou xingada, humilhada e denegrida de forma covarde, abjeta e desonesta.

Principalmente depois do surgimento do Facebook e do WhatsApp, pessoas covardes e inescrupulosa se escondem por traz de perfis falsos e números anônimos para veicular documentos falsos, causar desinformação e fazer acusações sem o menor fundamento. Destroem a reputação das pessoas por puro interesse e ambição pessoal.

Em mais de 35 anos de vida pública, eu nunca sofri uma condenação. Sempre agi com probidade para defender o interesse público e nunca fui condenada por crime algum. Entretanto, todos os dias chegam ao meu conhecimento publicações anônimas e acusações falsas, que são feitas contra mim nas redes sociais. Isso é realmente decepcionante.     

Durante toda a minha gestão, tive as contas sistematicamente aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo corpo de conselheiros do CONTER. Todos os anos, realizamos uma auditoria interna independente para assegurar a responsabilidade fiscal e o cumprimento das metas.  

Não tenho dúvidas de que sou atacada e perseguida pelo resultado do meu trabalho. Quando cheguei ao CONTER, a instituição tinha uma pequena sala em Brasília/DF, sem estrutura, sem funcionários, sem móveis, sem nada. A instituição não tinha condições de fiscalizar, não tinha sequer orçamento para realizar suas tarefas administrativas mais elementares.

Hoje, temos uma sede à altura da categoria na melhor região de Brasília/DF. Compramos sede própria para 12 dos 19 Regionais. Adquirimos veículos e demos condições para que todos os CRTRs fiscalizem o exercício da profissão e atendam a categoria com qualidade.

Segundo a Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI), em 2015, o Sistema CONTER/CRTRs fiscalizou 1.529 cidades, passou por 5.319 estabelecimentos e atendeu 31.393 profissionais. Foram registradas 4.547 notificações e 667 autos de infração para resolver as irregularidades.       

É importante lembrar que apenas profissionais formados na área da Radiologia e legalmente habilitados pelo Sistema CONTER/CRTRs podem operar equipamentos radiológicos. Operar aparelhos emissores de radiação ionizante sem a formação técnica na área configura o exercício ilegal da profissão, tanto na área médica quanto no setor Industrial.

Por falar no setor Industrial, em 2016, o CONTER tomou quatro medidas estratégicas para regularizar a área. Não foi fácil, as conversas e negociações com empresários, representantes e trabalhadores do setor duraram mais de três anos. Felizmente, na base do diálogo, conseguimos encontrar soluções pacíficas e estruturantes para sanear o mercado de trabalho. 

Os incompetentes, entreguistas e alienados não conseguem admitir uma boa gestão, não conseguem perdoar o avanço das ideias e do trabalho bem feito. Inventam mentiras e acusações para tomar o poder, pois querem negociar os direitos trabalhistas da categoria e acabar com a fiscalização profissional. Essas pessoas estão ligadas a empresários e políticos que querem destruir a nossa profissão em nome do lucro. Não podemos permitir.   

Quando cometem uma injustiça contra mim, atingem a você também. Os ataques sexistas que sofro atingem em especial a todas as mulheres da nossa profissão, que sofrem caladas por todas as intimidações que sofrem durante a carreira. Isso tem que acabar. Chega.

Desculpem o desabafo, mas precisava fazer esse registro, pois eu sei que a imensa maioria da nossa categoria é profissional, honesta e não pode se deixar enganar pelos oportunistas que querem negociar os nossos direitos sociais. Aliás, por falar em tamanho, em 2016, a nossa categoria alcança a marca de 110 mil profissionais legalmente habilitados pelo Sistema CONTER/CRTRs.

Ano que vem, todos nós vamos votar e um desses 110 mil profissionais deverá ser escolhido para ocupar o cargo de presidente do CONTER. Meu mandato vai acabar em julho de 2017 e eu vou me retirar para cuidar de assuntos pessoais. Dei a minha contribuição com humildade e dedicação, agora é hora de passar o bastão para a nova geração. As eleições já estão abertas, todos devem participar do processo eleitoral para garantir o exercício da democracia.

Quero finalizar essa passagem dizendo que tive uma trajetória repleta de vitórias e derrotas, a vida até aqui foi uma batalha diária que valeu a pena cada minuto. Na vitória: humildade. Na derrota: sabedoria.

Sempre que perdi, lembrei do ensinamento de Darcy Ribeiro: "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil  desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu", dizia ele.

Para mim, agora, o peso da representação vai ser substituído pela leveza do recomeço. Não vou me desligar da categoria, vou continuar viajando pelo Brasil para participar de congressos, para conversar com os estudantes, para aprender com os meus colegas e para ajudar a defender os direitos da categoria que faço parte.

A todos vocês, eu agradeço pela confiança e pelo reconhecimento. Eu dei o meu melhor, fiz tudo o que podia pela categoria. Espero que a próxima presidência trabalhe com a mesma entrega e determinação, pois não é fácil lutar contra forças opressoras cegadas pela ambição.  

Feliz Dia Internacional da Radiologia, eu me sinto feliz por ser uma de vocês!

Cordial abraço,

TR. Valdelice Teodoro
Presidente do CONTER