PADRÃO FEDERAL

Coordenadores regionais prestam contas dos projetos de fiscalização executados em 2016

Assessoria de imprensa do CONTER
20/01/2017
PADRÃO FEDERAL


No terceiro dia do 8º Encontro Nacional de Gestão do Sistema  CONTER/CRTRs, que acontece em Brasília até amanhã, foi a vez de os presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs) apresentarem um balanço das ações desenvolvidas em 2016. Eles prestaram contas sobre a execução do projeto de fiscalização e falaram sobre as principais dificuldades que enfrentam para manter o controle jurisdicional da profissão em cada região do país.

Cada Regional teve 20 minutos para apresentar o número de profissionais fiscalizados, de cidades visitadas, de quilômetros percorridos e de instituições visitadas em 2016. No total, foram aplicadas 5.972 notificações e lavrados 661 autos de infração. Veja o balanço completo da fiscalização publicado pela Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI).

Segundo a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, o encontro de gestão é fundamental para estabelecer uma relação de transparência com a categoria. “Durante as apresentações, que estão sendo transmitidas ao vivo pelo facebook, cada profissional pode avaliar o desempenho dos seus representantes. Fica bem evidente se houve comprometimento ou não com a fiscalização. A partir dessa ótica, é possível identificar exatamente o que vai bem e o que precisa melhorar”, considera.

Apoio federal

Além das rotas permanentes de fiscalização, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) criou os mutirões de fiscalização, para atender as situações mais graves. Diante de um quadro difícil, qualquer presidente de CRTR pode solicitar ajuda federal para fiscalização. Prontamente, a CONAFI monta uma equipe de fiscais  de todo o sistema para fazer uma força-tarefa.

Nos últimos três anos, o CONTER realizou oito mutirões de fiscalização em oito estados

Durante as apresentações, o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Ceará (CRTR 2ª Região), Salomão de Sousa Melo, reconheceu a importância dos mutirões. “A contribuição não é só para a fiscalização, mas para todas as atividades do Regional. Ter uma supervisora federal por duas semanas em nosso estado serviu para melhorar o nosso trabalho em todos os sentidos. Nossos funcionários tiveram a oportunidade de aprender novos procedimentos e otimizar a elaboração dos projetos de fiscalização a partir dessas experiências”, relata.

Para a supervisora de fiscalização do CONTER, Luciene Prado, o maior legado dos mutirões é a padronização dos procedimentos de fiscalização. “Quando temos uma emergência em uma região, montamos uma equipe com fiscais de todo o país para fazer uma força-tarefa. Uns aprendem com os outros e todos voltam melhores para casa. O intercâmbio de informações e conhecimento permite a padronização e eficiência dos procedimentos de fiscalização”, argumenta.

Amanhã (21), será a vez de os diretores executivos do CONTER e seus assessores prestarem contas do que fizeram nos últimos cinco anos. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo facebook, a partir das 8h30. Participe.