ORGANISMO HUMANO

Metabolismo de repouso acelerado está relacionado a mortalidade precoce

Doutor Fabiano Nave/Banco de Saúde
11/05/2011
ORGANISMO HUMANO

Ter o metabolismo acelerado é vontade de muitas pessoas em todo o mundo, porém um artigo recente publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism indica que uma taxa metabólica de repouso elevada pode ter conseqüências inesperadas.Um estudo de 15 anos, incluindo 652 voluntários não-diabéticos saudáveis, mostrou que um metabolismo acelerado está relacionado a mortalidade precoce.

"Para cada aumento de 100kcal/24hs na taxa metabólica de repouso, o risco de mortalidade natural aumentou 1,29%", diz o estudo. Os resultados reforçam a idéia de que dietas de baixa caloria são boas para a longevidade, além de auxiliarpesquisadores a compreender melhor o processo de envelhecimento humano.

Reiner Jumpertz, pesquisador do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e do Rim, em Phoenix, e principal autor do estudo, disse: "É importante notar queestes dados não se aplicam a gasto calórico relacionado ao exercício físico." O mesmo fez questão de enfatizar a importância do exercício para a saúde.