NÍVEL SUPERIOR

Ministério da Saúde vai editar nota técnica reconhecendo Tecnólogos/as em Radiologia

Larissa Lins
25/06/2018
NÍVEL SUPERIOR


Palestras e debates sobre o reconhecimento do tecnólogo enquanto profissional de nível superior na área da saúde marcaram a 41ª reunião ordinária do Fórum Permanente do Mercosul, realizada nos dias 19 e 20 de junho de 2018. Nesta edição do encontro, os 14 representantes dos conselhos federais na área da saúde participaram de um debate altamente qualificado sobre mercado de trabalho, competências, campos de atuação e perfil profissional dos alunos egressos dos cursos superiores de tecnologia.

O segundo dia evento foi na Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde (CRTS) e, a partir das resoluções apresentadas pelos grupos de trabalho, ficou acordado que o Ministério da Saúde vai elaborar uma nota técnica, reconhecendo o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia e permitindo a implementação da carreira no serviço público.

Segundo os representantes do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Jorge Wolnei Gomes e Salomão de Souza Melo, a nota também vai servir para subsidiar uma futura resolução ou portaria que regule de forma mais específica o exercício profissional das técnicas radiológicas e reconheça o tecnólogo como profissional de saúde. “Essa discussão está bastante avançada, mas não teríamos conseguido esse resultado sem o trabalho da comissão de educação do CONTER, que fez um trabalho de base perfeito”, destaca Wolnei. 

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, encara a nota técnica como um avanço significativo. “Estamos dando passos concretos no sentido de alcançar a regulamentação das nossas prerrogativas profissionais de nível superior. Vamos consolidar essa posição”, afirma.