MOBILIDADE

CONTER adquire seis veículos novos para as equipes de fiscalização

Ascom CONTER
18/10/2018
MOBILIDADE
 
O combate ao exercício ilegal das técnicas radiológicas vai ser mais eficiente em 2019. Por meio de licitação pública, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) adquiriu seis veículos novos, pelo menor preço de mercado, para as equipes de fiscalização dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) da 9ª, da 10ª, da 16ª, da 17ª, da 18ª e da 19ª Região. Com essa nova frota, os agentes vão ter melhores condições daqui em diante de apurar denúncias e de dar melhor assistência para a categoria.
 
Segundo o presidente do CONTER Manoel Benedito Viana Santos, esse conjunto de investimentos faz parte de um programa estratégico, preparado para dar mobilidade às equipes de fiscalização. “Realizamos um planejamento que garante a estruturação da instituição em todos os níveis, no curto, no médio e no longo prazo. Nossa gestão está descentralizando os investimentos, para que Regionais pequenos, médios e grandes tenham as mesmas condições de atuação em todo o território nacional. Trabalhamos pelo avanço da cidadania e pela proteção radiológica de profissionais e pacientes em cada canto do país”, assegura.  
 
A nova frota vai servir para melhorar e intensificar o combate o exercício ilegal das técnicas radiológicas em 11 estados: Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins. No restante do país, as equipes já possuem uma estrutura adequada de trabalho. Portanto, agora os CRTRs estão mais preparados para atuar nas ruas. 


 
Os presidentes de dois Conselhos Regionais estiveram em Brasília para receber as chaves das novas viaturas. “Nós já fiscalizamos 100% dos estabelecimentos radiológicos do Paraná. Com esse veículo, vamos conseguir fazer isso mais rapidamente e vamos dar mais segurança para nossa equipe de fiscalização”, afirma o presidente do CRTR10 Heliomar Lisik. “Contratamos mais um fiscal no último concurso público, mas só tínhamos uma viatura. Com esse novo veículo, vamos dobrar nossa capacidade de fiscalização”, disse o presidente do CRTR9 Eduardo Lyra.

 
Os veículos adquiridos na licitação, por meio de pregão eletrônico, na modalidade menor preço, são do modelo Fiat Chronos. O valor total da compra foi de R$ 313.999,68. O CRTR9 aproveitou o certame para fazer a aquisição e vai pagar pela viatura que adquiriu. Em todos os outros casos, as viaturas são uma doação do CONTER para os Conselhos Regionais. 
 
Investimentos
Segundo o diretor-tesoureiro do CONTER Abel dos Santos, a aquisição dos veículos é apenas uma parte dos investimentos estratégicos que estão sendo realizados para melhorar a prestação de serviços da autarquia. “Fizemos um levantamento sobre o que os 19 Conselhos Regionais precisam para trabalhar melhor. Estamos adquirindo computadores, impressoras e todos os suprimentos necessários para profissionalizar nossas atividades. Com essa visão de futuro, pretendemos modernizar a gestão do sistema”, considera.

 
Além dos investimentos em infraestrutura, o CONTER tem dedicado recursos para a qualificação das equipes e para uniformização dos procedimentos de trabalho. “Estamos valorizando o capital humano da instituição. Em 2018, realizamos atividades de formação para fiscais, para advogados, para gestores e para funcionários administrativos. Estruturamos as coordenações e as comissões para funcionarem bem. No próximo ano, vamos dar andamento a esse processo e alcançar melhores níveis de satisfação”, finaliza o diretor-secretário do CONTER Adriano Célio Dias.