INTRANSIGÊNCIA

Juiz intima prefeito que persegue categoria no Ceará

Ascom CONTER
12/12/2017
INTRANSIGÊNCIA

Os profissionais das técnicas radiológicas do Hospital Cícero Ferreira Filho estão sendo perseguidos pela Prefeitura de Parambu, no estado do Ceará, por denunciarem irregularidades no local de trabalho. Desde que os trabalhadores passaram a questionar as condições de segurança e a exigir o cumprimento das normas de proteção radiológica, uma série de retaliações passou a ser praticada pela Secretaria Saúde da cidade.


Após o ajuizamento de ações, o juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa concedeu quatro liminares em favor de servidores, determinando que as escalas de trabalho fossem restauradas. A prefeitura simplesmente ignorou e descumpriu as decisões.


Diante da situação, o magistrado intimou a prefeitura e exigiu o cumprimento da decisão, sob pena de multa diária, tanto para o município quanto para as autoridades envolvidas no caso.


Segundo o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Ceará (CRTR 2ª Região), Salomão de Souza Melo, os trabalhadores tiveram a escala de trabalho alterada sem justificativa e sofrem constrangimentos diários, por causa das denúncias que fizeram ao Ministério Público e à Câmara Municipal.


“Esse caso remonta o Brasil colonial, onde quem reclama é perseguido e sofre as consequências. Mas os políticos dessa cidade não perceberam que somos organizados em nível nacional e nenhum, nenhum profissional das técnicas radiológicas está sozinho. Vou levar o caso ao conhecimento das autoridades federais e não vou descansar enquanto não houver condições dignas de trabalho”, afirma o presidente do CRTR 2ª Região. Além dos técnicos em Radiologia, três enfermeiros estão envolvidos nos processos.