INTEGRAÇÃO NACIONAL

CONTER promove XII Encontro dos Fiscais e Presidentes das COREFIs, em São Paulo

ASCOM/CONTER
20/03/2023
INTEGRAÇÃO NACIONAL

Nesta última semana, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) realizou uma capacitação para os agentes fiscais do Sistema e para os presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs) dos Conselhos Regionais (CRTRs). O treinamento ocorreu em São Paulo, de 14 a 16 de março, com a parceria da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (Abendi), que cedeu um de seus auditórios para o encontro.

O intuito da cooperação entre Conselho, Sociedade e Associação foi de qualificar o processo fiscalizatório da categoria, com ênfase na área de Radiologia Industrial.

Ao longo do primeiro dia (14), os participantes puderam aprender sobre o leque de técnicas presentes na área industrial, tais como gamagrafia, radioscopia, radiografia digital, computadorizada e irradiação. Houve tempo, também, para conhecer mais sobre as técnicas utilizadas no controle de processo e da qualidade, como medidores nucleares fixos e móveis, perfilagem de poços, técnicas analíticas, irradiadores de grande porte e de alimentos e traçadores radioativos.

“Trata-se de uma área promissora e que tende a expandir ainda mais no mercado. Os profissionais das técnicas radiológicas podem e devem ingressar no segmento industrial. As possibilidades de capacitação e atuação vão muito além da área médica, de modo que abre portas para as mais diversas carreiras”, explana o presidente da SBPR e membro da Câmara Técnica de Radiologia Industrial (CTRI) do CONTER, Dr. Josilto de Aquino.

(Treinamento teórico do XII Encontro dos Fiscais e Presidentes das COREFIs)

Já no dia 15, o treinamento com as equipes saiu da teoria e foi direto para a prática. O grupo pôde verificar a atuação de profissionais das técnicas radiológicas em empresas que atuam diretamente com Ensaios Não Destrutivos (ENDs). A partir daí foi possível desenhar melhores estratégias de fiscalização in loco: melhores horários para detectar o exercício ilegal e técnicas de abordagem surpresa em estabelecimentos irregulares.

“Por meio do combate ao exercício ilegal, a fiscalização na área é capaz de abrir caminhos para os técnicos e tecnólogos em Radiologia. No segmento industrial não é diferente. Ficamos felizes com a troca de conhecimentos e trabalharemos firme para que nossa profissão cresça, sempre lado a lado com a formação continuada. Acompanhar a evolução tecnológica é essencial para ocuparmos os espaços que merecemos no mercado”, defende a presidente do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes.

Por fim, no último dia dos trabalhos (16), o Ministério Público do Trabalho (MPT) se fez presente no evento por meio do Procurador Dr. Gustavo Rizzo Ricardo. Em sua palestra foi explicado o acordo de cooperação técnica do MPT junto ao CONTER, no que diz respeito a fiscalização de estágios irregulares na área radiológica. Os fiscais e conselheiros puderam, ainda, tirar dúvidas com a CTRI do CONTER e debater melhores encaminhamentos para a atividade-fim de fiscalização.

(Equipe em visita técnica à empresa Julio Verner Automação RX Industrial - SP)