INTEGRAÇÃO

CRTR do DF apresenta projeto ao CONTER visando fortalecimento da Radiologia Industrial

Ascom CONTER
30/01/2020
INTEGRAÇÃO

Na última semana, o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Distrito Federal e Região (CRTR1), o TR. Valcir dos Santos, esteve na sede do CONTER para apresentar o projeto Conselho Móvel. O programa, idealizado pela diretoria executiva do Conselho Regional, é uma frente de trabalho com foco no desenvolvimento do setor industrial na região.  Na oportunidade, foi apresentado ao presidente do Conselho Nacional, Luciano Guedes, o relatório das atividades já desenvolvidas, com dados estatísticos e apontamentos de fragilidades no campo.

Iniciado em 2018, Conselho Móvel realiza ações externas voltadas para o campo, como o mapeamento e a inspeção de industrias que se utilizam de técnicas radiológicas. Além disso, a equipe de trabalho já realizou audiências junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que também atua na regulação do setor, nas quais foram abordados temas como capacitação e fiscalização envolvendo o Sistema CONTER/CRTRs e instituição.

Para Luciano Guedes, a iniciativa é louvável e fomenta discussões sobre a área, que é um campo de atuação promissor. “O CONTER mantém uma câmara técnica especificamente voltada para as questões da Radiologia Industrial. Quando o 7º Corpo de Conselheiros aprovou o grupo de trabalho foi com a intenção de propor políticas de desenvolvimento e de promover discussões. É satisfatório observar que estamos alinhados em pensamento com o Conselho Regional”, afirma o presidente do CONTER.

No mesmo sentido, Valcir dos Santos entende que o projeto é um meio de o Conselho se aproximar das instituições e do profissional do setor. “As ações realizadas facilitam o diálogo e, por consequência, nos dá uma melhor compreensão das necessidades e anseios da categoria que atua na indústria. Assim, temos mais ferramentas para promover discussões, eventos de formação e outras medidas que auxiliem no fortalecimento da área”, pondera.

A professora Maria Elvira Oliveira de Jesus, que faz parte do Conselho Móvel e esteve no encontro, foi convidada por Luciano Guedes para contribuir com a próxima reunião da Coordenação Nacional de Educação (Conae) do CONTER que terá o tema Radiologia Industrial na pauta. Já estão previstas outras participações da docente, como convidada, nas reuniões da Câmara Técnica de Radiologia Industrial do órgão. O presidente acredita que a vasta experiência da especialista no setor somará para o debate.

Para Maria Elvira, as discussões acerca do tema despertarão mais interesse do profissional para a indústria. “Essas iniciativas são importantes para fazer com que a área seja mais aproveitada pelos profissionais, visto a variedade de oportunidades dentro do setor industrial”, revela.

Também estiveram presentes na reunião, a assessora do CRTR Hérika Costa e os membros da Coordenação Regional de Fiscalização (Corefi) da 1ª Região, TR. Fernando Gerber e Missilene Nogueira, que é agente fiscal do órgão.