INTEGRAÇÃO

CONTER e CFM se reúnem para discutir o PL 3661/2012

Ascom CONTER, com informações do CFM
11/05/2023
INTEGRAÇÃO

Projeto de Lei que tramita no Congresso regulamenta a profissão de Tecnólogo em Radiologia e moderniza a Radiologia no Brasil

A presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Silvia Karina Lopes da Silva, e  Jeancarlo Cavalcante, presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina (CFM), se reuniram no final de abril para tratar do Projeto de Lei 3.661/2012, conhecido como o PL da Radiologia. A representante apresentou ao CFM pedido de apoio ao Projeto, que tem como objetivo a atualização da legislação em vigor, inclusive, com a regulamentação da profissão de tecnólogo em radiologia.

“A legislação defasada tem acarretado fragilidades à categoria, cujos impactos colocam em risco a saúde e o bem-estar da sociedade, sobretudo pelo fato de que os procedimentos radiológicos utilizam em grande parte materiais de altíssima periculosidade”, pontuou a presidente.

O CFM encaminhou a proposição para a análise da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem da autarquia. “Nesse espaço, especialistas poderão realizar uma avaliação minuciosa do teor do projeto, emitindo um parecer embasado para análise da Diretoria. O CFM e o CONTER são autarquias parceiras nas questões que envolvem a segurança do paciente”, explicou Cavalcante.

Além dos presidentes, estiveram no encontro a assessora de Relações Institucionais e Governamentais do CFM, Gabriella Belkisse Nassar, o assessor educacional do CONTER, João Raimundo dos Santos, o presidente do CRTR de São Paulo, Mário César Manduca, Ezequiel Pereira, presidente da Associação Brasileira de Tecnólogos em Radiologia (ABTER) e o advogado da mesma Associação, Márcio Prado.