INOVAÇÃO

CONTER digitaliza processo de fiscalização

Assessoria de imprensa do CONTER
18/01/2017
INOVAÇÃO

Os fiscais dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) não vão mais precisar usar papel. Agora, o processo de fiscalização é completamente digital. Além de integrar toda a base de dados e permitir o fácil acesso ao registro de cada profissional, o novo sistema é mais seguro e permite a geração de documentos, certidões e relatórios em tempo real.

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, a nova tecnologia vai permitir que a fiscalização seja mais eficiente e chegue a mais lugares. “Antes, os procedimentos tomavam muito tempo da nossa equipe, pois era necessário montar os processos manualmente. Agora, tudo é automático e bem mais rápido. Em 2016, nós conseguimos fiscalizar aproximadamente 30% da categoria. Neste ano, vai sobrar tempo para visitar mais gente e coibir o exercício ilegal da profissão”, assegura.

O treinamento dos agentes para usar o novo sistema aconteceu durante o primeiro dia do 8º Encontro Nacional de Gestão do Sistema CONTER/CRTRs. Para o fiscal Thiago Jasper, foi muito produtivo. “O novo sistema facilita a vida do fiscal no dia a dia durante as inspeções. Acredito que com esse sistema a fiscalização ganhará ainda mais qualidade, além de otimizar a geração dos relatórios”, considera.

A fiscal Célia Lima considera que a digitalização do processo de fiscalização vai permitir a padronização dos procedimentos em todo o país. “Para mim, a apresentação de hoje foi muito importante para padronizar a forma de fiscalização. Todas as nossas sugestões foram ouvidas e ganharemos um sistema de dados que foi moldado por profissionais e para os profissionais. Essa adequação é um avanço fantástico”, afirma.

O presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) comemora os resultados. “Os fiscais receberam a novidade muito bem e estou confiante que todos vamos trabalhar para melhorar o atendimento à categoria e à sociedade. Este é o maior legado da nossa gestão”, finaliza Antônio Ubirajara Velho Gomes Jardim.