IDENTIDADE NACIONAL

CONTER firma acordo com Regionais de SP, RJ, PR e MG para implantação da nova identidade da Radiologia

Ascom CONTER
19/01/2018
IDENTIDADE NACIONAL
 
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) se reuniu com representantes dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia da 3ª, da 4ª, da 5ª e da 10ª Região, para definir o calendário de troca das identidades dos profissionais de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Paraná. O processo vai ser realizado por etapas. No primeiro módulo, cerca de 52 mil identidades de papel serão trocadas por cartões magnéticos. 
 
A escolha do novo modelo segue até o dia 31 de janeiro de 2017. Em fevereiro, o CONTER vai lançar edital para a contratação do fornecedor e formalizar os convênios com os CRTRs, para colocar o projeto em prática. Os primeiros estados começam a implantar o novo documento a partir de junho de 2018. A expectativa é que, até 2019, todos os profissionais já portem a nova cédula de identidade.   
 
Segundo o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, os profissionais que já possuem registro não vão pagar pela troca do documento. “É possível fazer. Nós vamos firmar acordos para financiar o projeto, não vamos transferir nenhum custo para a categoria. Esse é o ponto de partida de um plano de unidade nacional, que vai nos permitir somar a força das lideranças do país, para combater o exercício ilegal das técnicas radiológicas”, assegura. Nas próximas semanas, o presidente Manoel e sua equipe técnica vão se reunir com representantes de todos os estados, para discutir a logística de implantação do projeto e para definir o calendário de troca das credenciais no país inteiro. 
 
No primeiro semestre de 2018, o CONTER vai realizar um seminário técnico de dois dias, para fazer o treinamento das equipes de atendimento. Durante esse período, é importante que os profissionais que mudaram de endereço e telefone procurem os CRTRs para fazer a atualização cadastral. 
 
Dos 110 mil profissionais das técnicas radiológicas registrados no Brasil, mais de 27 mil estão em São Paulo. “Vamos usar a infraestrutura das nossas delegacias regionais para facilitar e distribuir o atendimento. Além de não cobrar pela emissão do documento, vamos nos aproximar o máximo possível da categoria”, afirma o presidente do CRTR 5ª Região, Agnaldo da Silva.
 
Para o tecnólogo em Radiologia Douglas de Araújo, que acaba de assumir o cargo de diretor-secretário no CRTR de Minas Gerais, a implantação da nova identidade vai trazer de volta a confiança da categoria em um futuro mais promissor. “Quando entregamos um benefício como este, que garante o reconhecimento da sociedade, a categoria volta a confiar no sistema. Acredito que a nova identidade vai ser o ponto de partida do novo ciclo que estamos iniciando agora”, defende. 
 
O estado do Paraná, que tem larga tradição na área da Radiologia e dá uma importante contribuição para a fiscalização da profissão em todo o país, também já está se preparando para essa nova realidade. “Desde que o projeto foi lançado, profissionais me procuram diariamente querendo saber informações. A expectativa é grande e vamos começar com tudo. Estou feliz e ansioso para ver esse momento histórico se concretizar”, finaliza o presidente do CRTR 10ª Região, Heliomar Lisik.

Depois da reunião com os presidentes dos Regionais, Manoel Benedito teve uma audiência com o deputado estadual Dr. Gondim, que declarou apoio à categoria. “O que os profissionais da Radiologia querem é justo. A categoria quer condições dignas de trabalho e uma legislação que assegure o combate ao exercício ilegal da profissão. Podem contar comigo”, finalizou.