HISTÓRIA

34 anos do acidente radiológico em Goiânia: veja 8 filmes gratuitos sobre o desastre

Jônathas Oliveira - com info. do International Uranium Film Festival
13/09/2021
HISTÓRIA
Para reforçar o compromisso histórico da sociedade quanto a proteção radiológica, a International Uranium Film Festival, do Rio de Janeiro, exibirá 8 filmes gratuitos (em plataforma online), sobre o desastre em Goiânia, que ocorreu a 34 anos atrás. As obras ficarão disponíveis de 13 a 19 de setembro, de modo que os organizadores promoverão um bate-papo online com uma das vítimas do césio, Odesson Alves Ferreira, além de conversar com os cineastas que participam da mostra.
 
Vale reforçar que não é necessário fazer qualquer inscrição. No link a seguir, você confere a programação dos oito filmes que retratam um dos períodos mais tristes e marcantes da história do Brasil. Clique aqui para ver os filmes e clique aqui para conferir a programação completa.
 
Em um 13 de setembro como este, o césio-137 começava a se espalhar em Goiânia (GO) causando o maior acidente radioativo do país e do mundo, excluindo incidentes com usinas nucleares. Foi em 1987 que dois recicladores encontraram o material radioativo, ao examinar uma clínica desativada (Instituto Goiano de Radioterapia). O fato originou a contaminação na cidade, uma vez que o descarte do césio-137 não havia sido feito de forma adequada. 
 
Os dados oficiais estimam que 800 pessoas foram contaminadas e, pelo menos, outras 200 morreram pelos efeitos da radiação. Após o incidente, cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidos em Goiânia. A estimativa é que a radiação só deve desaparecer por completo em pelo menos 268 anos.