HISTÓRIA

Conheça Albino Matos da Silva, profissional da Radiologia desde 1946

Ascom CONTER
10/11/2018
HISTÓRIA

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) conta hoje a história do pioneiro Albino Matos da Silva, atualmente com 94 anos de idade e atuante na área da Radiologia desde 1946. História viva das técnicas radiológicas no Brasil, agora, registrada em filme: ASSISTA 

Albino nasceu dia 19 de dezembro de 1923. Em 1950, casou-se com Hildete Campos da Silva, que era professora de datilografia. Com ela, teve três filhas, um filho, quatro netos e três bisnetos. Um filho, uma nora e um neto se tornaram Técnicos em Radiologia por causa dele. Uma família dedicada às técnicas radiológicas.

Foi morar em Salvador aos 19 anos, no bairro de Santo Antônio. Incentivado pelo padrinho, Dr. Alberto Silva, que era médico pneumologista, começou a se interessar pela área da Radiologia. Conseguiu um emprego como funcionário público aos 24 anos de idade, no Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, como atendente de enfermagem.

Com muita curiosidade, Albino passou a observar os trabalhos de raios X e o operador Dílson Costa Santos, vendo o interesse dele, começou a ensiná-lo.

Como ele trabalhava com médicos influentes que viajavam na década de 60 para Europa, pedia que lhe trouxessem livros sobre técnicas radiológicas e anatomia humana. Como os livros vinham escritos em inglês, os médicos traduziam as obras para Albino estudar.  Posteriormente, comprou um dicionário e passou a traduzir e estudar as técnicas como autodidata. A partir daí, começou a pesquisar outras bibliografias, com o objetivo de disseminar o conhecimento.

Albino dedicou a vida inteira à Radiologia e, com generosidade, preparou milhares de colegas que não tinham o conhecimento teórico e necessitavam, na época, de ser aprovados em concurso para exercerem a profissão de operador de raios X.

Junto com Dílson Costa Santos, Edelzuito Clementino Rebouças, Inês dos Santos Miranda e Edvaldo Nascimento fundou a Associação dos Técnicos em Radiologia do Estado da Bahia (ATREB), em 27 de julho de 1968. 

O CONTER tomou conhecimento da história de Albino por meio dos relatos do conselheiro Alexandro Alves dos Santos. "Na Bahia, toda a categoria conhece ele. É uma referência importante para a nossa profissão. Agora, merecidamente, todo o Brasil conhece esse personagem incrível", finaliza.