FORMATURA

Fundação do Câncer certifica mais 20 especialistas em Radioterapia

Ascom CONTER, com informações da Fundação do Câncer
10/07/2017
FORMATURA

Após seis meses intensos de aulas teóricas e práticas, além de estágios em instituições de ponta, mais 20 profissionais das técnicas radiológicas receberam o título de especialistas pelo Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Agora, os profissionais retornam às suas cidades de origem com um amplo conhecimento na bagagem e a missão de serem multiplicadores de informação e de oferecerem o melhor tratamento possível aos pacientes oncológicos.

Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), o curso representa o que há de mais moderno em educação e serve de modelo nacional para a formação profissional de nível técnico e tecnológico. “A partir de agora, este curso passa a ser a referência de qualificação no país. É de altíssimo nível e parabenizo o professor Carlos Eduardo pelo projeto que idealizou. Estou ainda mais feliz, pois, como maranhense, tenho orgulho em saber que virão seis profissionais do meu estado para a próxima turma. O CONTER seguirá dando apoio incondicional ao Programa e à Fundação do Câncer, para que continue com este trabalho de extrema importância para a sociedade”, disse Manoel Benedito Viana Santos.

Da esquerda para a direita, Marcello Carlos, presidente do CRTR-RJ, Manoel Benedito Viana Santos, presidente do CONTER, professor Carlos Eduardo Almeida, Marcos Moraes, Luiz Augusto Maltoni, da Fundação do Câncer, e Adriano Dias, diretor-secretário do CONTER​
 

Os alunos vêm de diferentes regiões do país, com os custos de estadia e de permanência durante as aulas integralmente pagos pelo Programa.  A aluna Leslane Medeiros veio de Almeirim, município do interior do Pará. Ela  enfrentou 24 horas de barco e dois aviões para chegar ao Rio de Janeiro. Agora, se sente uma vitoriosa, pois retorna à terra natal com todo o aprendizado que adquiriu.

“Soube do curso pesquisando na internet e me inscrevi. Trabalho com radiologia diagnóstica no hospital municipal da minha cidade. Aqui, conheci a radioterapia e me apaixonei. Quero trabalhar com isso e ajudar a quem precisa. Quero ser uma disseminadora do que aprendi na minha região, pois muitos não podem vir por conta da família e do tempo que precisamos ficar fora. Farei de tudo para repassar o conhecimento e agradeço demais a oportunidade”, conta Leslane.

Da outra ponta do país, Diego Jacobsen, técnico em radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul (RS), disse que irá indicar o curso para outros profissionais. “Hoje é um dia de muito orgulho para nós. Vou encontrar minha família, satisfeito com a formação de ótima qualidade que recebi. Retornar para nossas instituições com muito mais experiência e com os valores de atendimento humanizado e técnico. Só temos o que comemorar”, contou.

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Rio de Janeiro e teve a participação do presidente CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, do presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Marcos Moraes, do diretor-executivo da Fundação, Luiz Augusto Maltoni, do coordenador científico do Programa, Professor Carlos Eduardo de Almeida, e do diretor de ensino do Inca, Mauro Musa Zamboni.

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia é desenvolvido pela Fundação do Câncer em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O projeto tem o apoio do CONTER e financiamento por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Até o momento, 320 alunos já passaram pelos cursos oferecidos pelo Programa. Ao todo, serão formados, no período de dois anos, 21 físicos-médicos, 80 técnicos em radioterapia e atualizados mais de uma centena de médicos e físicos oriundos de instituições públicas e filantrópicas e de instituições privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta segunda-feira (10), teve início a terceira turma do curso, com mais 20 Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de todo o país.