FORMAÇÃO

CONTER debate próximos passos do Programa Nacional de Formação em Radioterapia

Ascom CONTER, com informações da Fundação do Câncer
21/08/2017
FORMAÇÃO

O presidente do CONTER, TR. Manoel Benedito Viana Santos, se reuniu, na última semana, com representantes de instituições parceiras do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, na sede da Fundação do Câncer, no Rio de Janeiro, para a 2ª reunião do Comitê Científico. No encontro, foram apresentadas as metas previstas e cumpridas até o momento, avaliados os resultados parciais e propostas ações futuras. O programa, desenvolvido pela Fundação do Câncer, iniciou neste semestre a terceira turma de formação em Radioterapia para técnicos em Radiologia.  

Para Manoel Benedito, os impactos da iniciativa já podem ser observados e a manutenção do projeto é fundamental. “Temos uma demanda crescente nesse campo em que o nosso profissional tem papel fundamental. O programa dá qualificação de alto nível aos participantes e esse ensinamento é multiplicado quando eles voltam para a sua região de origem”, pondera. O presidente afirma, ainda, que o CONTER continuará se empenhando para que o programa atinja o maior número de profissionais possível. “Estaremos juntos apoiando o que for necessário para que o projeto se consolide, com a perspectiva de que se amplie”.

Para a diretora do departamento de Educação do Ministério da Saúde, Claudia Brandão Silva “O Programa representa um grande avanço na área. Qualificamos os profissionais da saúde para operar os novos equipamentos que serão entregues no âmbito do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia e estamos muito felizes em estar tendo êxito com essas atualizações”, avalia.

Ao todo, serão formados, no período de dois anos, 21 físicos-médicos, 80 técnicos em radioterapia e atualizados mais de uma centena de médicos e físicos oriundos de instituições públicas e filantrópicas e de instituições privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O CONTER é parceiro da iniciativa, que conta também com outras grandes instituições, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Assuntos relacionados:

 

Saiba mais sobre o projeto:

https://cancer.org.br/radioterapia/