FORMAÇÃO

CONTER lança projeto pedagógico do curso de “Técnico em Radiologia Industrial”

Assessoria de imprensa do CONTER
21/02/2017
FORMAÇÃO


O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) apresenta às instituições de ensino o projeto pedagógico do curso de “Técnico em Radiologia Industrial”. A formação é dividida em três módulos, que juntos somam 800 horas de formação.

Para ver um resumo dos três módulos do curso, clique aqui

Para ver o projeto pedagógico completo, clique aqui

Como o curso de “Técnico em Radiologia Industrial” é novo e ainda não consta do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de 2017, existem alguns procedimentos que a instituição educacional deve adotar para implementá-lo, são eles:

a) Remeter a proposta de criação do curso para a aprovação do respectivo Sistema de Ensino, ou seja, da SEE e do CEE;

b) Após a aprovação por esses órgãos, a escola deve encaminhar ofício ao CONPEP – Conselho Nacional de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, solicitando a inclusão do curso no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

c) No ofício ao CONPEP, deverá constar que o curso foi aprovado pelo respectivo Sistema de Ensino, seja Conselho de Educação ou Secretaria de Educação e que a instituição está implantando o Curso Técnico em Radiologia Industrial em caráter experimental, durante três anos.

A Coordenação Nacional de Educação (Conae) do CONTER está à disposição para prestar orientações e esclarecimentos a respeito do processo de abertura dos cursos técnicos. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para conter@conter.gov.br.

A matriz curricular elaborada pelo CONTER deve servir de orientação para as escolas elaborarem suas propostas pedagógicas. Entretanto, essas diretrizes não são de caráter obrigatório, uma vez que as instituições educacionais possuem autonomia para isto, nos termos dos Artigos 12 e 13 da Lei nº 9.394/1996.

Segundo a presidente do CONTER Valdelice Teodoro, atualmente, a formação dos profissionais das técnicas radiológicas é voltada quase exclusivamente para a área médica. Por meio desta iniciativa, o CONTER espera formar profissionais especializados para atender as demandas de outros segmentos do mercado de trabalho.

“O setor Industrial apresenta um bom cenário de trabalho. Portanto, nós precisamos nos preparar para as oportunidades que podem surgir com a retomada da economia. Do ponto de vista legal, tomamos todas as medidas necessárias para permitir a organização da categoria. Estou otimista em relação ao futuro”, finaliza Valdelice Teodoro.