FONTE DE ENERGIA

Pesquisadores transformam resíduos nucleares em baterias de diamante

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
02/12/2016
FONTE DE ENERGIA

Existem pessoas que cultivam um medo exagerado da radiação ionizante, mas os profissionais e estudiosos que trabalham com essa fonte de energia eletromagnética fogem do senso comum e criam alternativas para melhorar a vida das pessoas.

Foi o que os pesquisadores da Universidade de Bristol (Reino Unido) fizeram, ao inserir o material radioativo de resíduos nucleares em diamantes artificiais, que funcionam como fonte de energia.

Essa combinação faz com que os diamantes se transformem em geradores de corrente elétrica, ganhando a propriedade de uma bateria de alta potência devido à longa duração das substâncias radioativas utilizadas no processo. O professor envolvido na pesquisa, Tom Scott, explica:

“Ao encapsular o material radioativo dentro dos diamantes, podemos transformar o problema de lixo nuclear em uma bateria de energia nuclear, com fornecimento de energia limpa em longo prazo”.

No que diz respeito ao risco de contaminação que o diamante enriquecido poderia materializar ao entrar em contato com a pele, o pesquisador Neil Fox esclarece que a radiação está segura e contida no diamante. “Como o diamante é a substância mais dura conhecida pelo homem, não há nada que poderíamos usar que oferecesse mais proteção”, conclui.