FISCALIZAÇÃO

CRTRs fiscalizaram 8,8 mil estabelecimentos e mais de 50 mil profissionais em 2019

Ascom CONTER
13/03/2020
FISCALIZAÇÃO
A Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) torna públicos os dados referentes ao balanço de fiscalização do exercício profissional das técnicas radiológicas em 2019. 
 
Em comparação ao resultado anual de 2018, houve crescimento de 16% no número de estabelecimentos fiscalizados (8.817) e de 17% no total de municípios visitados (2.239). O quantitativo de profissionais fiscalizados, por sua vez, foi o que mais cresceu: 50.331 técnicos e tecnólogos, ou seja, mais de 10 mil profissionais em comparação ao ano anterior.
 
Os números da Conafi foram divulgados com base nos relatórios de fiscalização encaminhados pelos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs). Confira, na tabela a seguir, as informações detalhadas sobre a fiscalização em sua região e em todo o Brasil.
 
 
Com o intuito de coibir as irregularidades, os CRTRs expediram 9.221 notificações e lavraram 600 autos de infração em todo o processo fiscalizatório. De acordo com o conselheiro federal e presidente da Conafi, TNR. Marcos Junior de Oliveira Silva, “o alcance da fiscalização aumentou, mas enxergamos margem ainda maior de crescimento para o ano de 2020. Temos acompanhado de perto a situação de cada Regional e, por meio de diretrizes estratégicas, orientamos para que os CRTRs adequem os trabalhos de forma personalizada.”
 
 
Responsável pelo estado com o maior número de profissionais do país, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR5) obteve número expressivo de estabelecimentos diligenciados no ano passado: 3.041. O presidente do Regional paulista, Júlio César dos Santos, destaca: “o estado de São Paulo é o local de maior concentração da nossa Classe. Portanto, naturalmente o nosso planejamento requer zelo e eficiência. Pretendemos alcançar ainda mais estabelecimentos nesse ano”.
 
Outro destaque de 2019 ficou por conta do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Paraná (CRTR10), com resultado de 79% dos profissionais ativos abrangidos em fiscalização. O número supera em pouco mais de 20% o resultado do ano anterior. Para o presidente do CRTR10, TR. Heliomar Lisik, o maior desafio fica por conta da logística da operação.
 
“Nós buscamos montar nosso cronograma com a maior antecedência possível. Quando definimos a rota com a denúncia dos profissionais, podemos fiscalizar em horários corretos e usar o elemento surpresa para possíveis flagrantes. São detalhes que dão assertividade ao trabalho dos agentes fiscais de campo”, pontua Lisik.
 
Capacitação
 
Em março de 2019, o Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) realizou o 10º Encontro de Fiscais e Presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (Corefis). Nesta edição do programa de educação continuada, agentes e gestores receberam qualificação, orientação técnica e treinamento jurídico para fazer a correta instrução dos processos administrativos, melhorar os índices de alcance da fiscalização e dar um salto de qualidade na prestação dos serviços públicos.
 
O presidente do CONTER, TR. Luciano Guedes, frisa que os resultados são frutos do trabalho contínuo exercido pelo 7º Corpo de Conselheiros:
  
“Assim como temos ciência de que estamos no caminho correto, somos sabedores dos desafios impostos diariamente à categoria. Dar suporte às ações do Sistema Nacional de Fiscalização (Sinafi) significa manter o controle jurisdicional da nossa profissão, além de reforçar a nossa importância diária na sociedade. Nós buscamos essa padronização dos Regionais em todos os segmentos de atuação para tornar o processo homogêneo. Nossa profissão tem um potencial tecnológico incrível e, consequentemente, temos o que é preciso para alçar voos maiores na fiscalização”, finaliza.