ESTUDOS

Câmaras técnicas discutirão Radiologia Industrial e legislação

Larissa Lins/Ascom CONTER
23/11/2018
ESTUDOS

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) criou, por meio da Resolução CONTER nº 12/2018, duas câmaras técnicas, de Radiologia Industrial e de legislação e assuntos parlamentares. Os grupos, formados por especialistas, deverão se debruçar sobre os assuntos e elaborar pareceres e documentos que servirão como base para o CONTER criar normas e definir políticas relacionadas às áreas.

Radiologia Industrial

É a primeira vez que o assunto é discutido dessa forma no Conselho, o que representa um avanço. A área industrial vem sendo tratada com prioridade desde o ano de 2016, ano em que o CONTER materializou publicou a Resolução nº 11/2016, que deu início à regulamentação da área, com a definição das atribuições dos profissionais que trabalham no setor.  “A partir desse marco regulatório, desenvolvemos outras ações que proporcionaram a sustentação da área”, pondera o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos.

Para a escolha dos componentes (consulte aqui), além do currículo, foi pensado, também, em trazer para próximo do Conselho representantes de instituições ligadas aos setores. “O CONTER e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são hoje as principais instituições governamentais ligadas à Radiologia Industrial. Este ano demos início a diálogo que tem o objetivo de traçar estratégias conjuntas para o desenvolvimento do setor e proteção dos trabalhadores da indústria. A criação desta câmara técnica, com técnicos com atuação junto à CNEN, faz parte desse conjunto de ações”, explica o presidente.

Os trabalhos do grupo auxiliarão no traçar de ações estratégicas para resolver os problemas atuais e para analisar as áreas pouco assistidas do mercado. Entre outras atribuições, o grupo deve avaliar a regulação e a necessidade de novas resoluções, bem como analisar os casos omissos na prática das atividades na indústria.

Josilto de Aquino, servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é um dos especialistas do setor industrial. Ele, que atua na área há 34 anos, reconhece a importância do passo tomado. “Encaro a criação dessa Câmara como um grande desafio, ao mesmo tempo em que a vejo como estratégica e altamente relevante para a regulação e criação de vagas para o amplo mercado da área”, afirma.

Legislação e assuntos parlamentares

A profissão de Técnico em Radiologia foi regulamentada em 1986. De lá para cá, as técnicas radiológicas evoluíram muito, surgiram novos tratamentos e novas aplicações da tecnologia. A legislação, contudo, pouco evoluiu. Uma das atribuições desta câmara será a de realizar estudos para buscar junto ao poder legislativo a aprovação de leis que possibilitem o desenvolvimento da área, com a de regulamentação da profissão de tecnólogo, por exemplo.

Para o diretor-secretário do CONTER, TR. Adriano Célio Dias, “o Conselho está tomando ações pioneiras na área. Trabalhamos todos os dias buscando a melhor forma de capacitar e ampliar o mercado para os técnicos e tecnólogos e dar ferramentas para uma melhor formação para os futuros profissionais. Ações como essa só irão fortalecer nossa profissão”, conclui.