ESPÍRITO SANTO

ETEC de Nova Venécia faz entrega de carteiras de estágio da primeira turma de profissionais da Radiologia

Larissa Lins
30/07/2018
ESPÍRITO SANTO


Situada a mais de 200 quilômetros da capital do Espirito Santo, a Escola Técnica (ETEC) de Nova Venécia, município que fica na região noroeste do estado, realizou na última quarta-feira (25) uma solenidade para a entrega das carteiras de estágio aos técnicos e técnicas em radiologia que estão em fase final de formação. Além das outorgas de credenciais, os mais de 180 estudantes presentes no evento tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre “mercado de trabalho: desafios e expectativas para a radiologia”.

A palestra foi ministrada pela conselheira federal Silvia Karina, que também é presidente da Coordenação Nacional de Educação (Conae) do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) – com o suporte de José Ricardo, presidente da Coordenação Regional de Educação do Espírito Santo (Cored-ES) e de Luciano Guedes, conselheiro federal do CONTER e membro da Cored/ES.

“O evento foi muito positivo, a participação do público foi intensa e especial. Uma integração entre estudantes, professores, alguns membros das câmaras de vereadores dos municípios mais próximos e nós, dos conselhos regional e nacional. Aqueles estudantes têm uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal bastante evidente”, disse Silvia Karina. “É o primeiro curso técnico em radiologia de Nova Venécia e os profissionais lá formados vão servir à cidade, pois é uma região em crescimento e a radiologia chegou para contribuir com essa expansão”, completou.



A integração não foi a única conquista do encontro. Os membros da Cored/ES tiveram uma reunião com os diretores pedagógico e administrativo da ETEC, com o objetivo de pensar a implementação do primeiro curso de nível superior da instituição, já seguindo as novas diretrizes elaboradas pela Conae para os cursos de tecnologia em radiologia.

Luciano Guedes ressalta o apoio da Conae à implementação de uma formação mais qualificada. “Nós, da Cored, estamos nessa junto à ETEC, tentando viabilizar a montagem desse curso nos moldes das novas diretrizes”. Para o presidente do CONTER, a iniciativa serve de modelo para o país. “Precisamos criar um vínculo forte entre educação e mercado de trabalho, para que os estudantes saiam dos cursos em condições favoráveis de conseguir emprego. A melhor maneira de fazer isso é seguindo as novas tendências”, finaliza Manoel Benedito Viana Santos.