ESPÍRITO SANTO

Município de Serra protocola PL que reforça os direitos dos profissionais da Radiologia

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
09/11/2017
ESPÍRITO SANTO

Aos poucos os profissionais das técnicas radiológicas capixabas passam a ver os direitos da Lei nº 7.394/85 mais de perto. Isso porque foi aprovado, na Câmara Municipal de Serra (foto), no Espírito Santo, um Projeto de Lei local que reforça a exigência da formação especifica na área da Radiologia para operadores de equipamentos de radiação ionizante e eletromagnéticos. O texto estabelece, ainda, a obrigatoriedade do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais. Clique aqui e veja o projeto na íntegra.

Com o número 141/2017, o PL visa propor legislação municipal para os que operadores desses equipamentos tenham formação mínima de técnico em Radiologia. Atualmente, o texto aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor.

Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, “a iniciativa reforça o papel dos profissionais das técnicas radiológicas no meio social. Trata-se de um posicionamento importante em um período de igual importância, onde estamos prestes a celebrar mais um Dia da Radiologia”, explica o representante do CONTER em referência ao dia 8 de novembro.

Além do município de Serra, os profissionais de Brejetuba (ES) também possuem um PL protocolado na Câmara Estadual, que assegura os direitos da Lei Federal nº 7394/85. A ideia é que a pauta ganhe força em todo o estado capixaba.

Clique aqui e veja a participação do CONTER na Assembleia Legislativa do estado.