ENSINO SUPERIOR

CONTER oficializa entrega de diretrizes ao Ministério da Educação

Ascom CONTER
18/06/2018
ENSINO SUPERIOR
 
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) entregou ao Ministério da Educação (MEC) a versão final das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia. É a primeira vez que uma autarquia federal oficializa uma iniciativa dessa natureza, para uniformizar e padronizar a formação tecnológica em todo o país. O objetivo é preparar verdadeiramente os estudantes para o mercado de trabalho, facilitar o acesso ao primeiro emprego e garantir a permanência dos profissionais das técnicas radiológicas em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, diversificado e exigente. 
 
O que ainda era dúvida para escolas e empresas, agora está bem explicado em detalhes. O novo documento deixa transparente todas as diferenças que existem entre técnicos/as e tecnólogos/as, desde a formação até as funções específicas que cada profissional exerce nas diversas especialidades da Radiologia. As novas diretrizes não entram em vigor imediatamente, elas ainda precisam tramitar e serem aprovadas internamente no Ministério da Educação.  
 
Leia a versão final das diretrizes, clique aqui
 
O documento foi elaborado pela Coordenação Nacional de Educação (Conae) e discutido com centenas de membros da comunidade acadêmica de todo o país. Segundo o presidente do CONTER, esse processo participativo garantiu a legitimidade das novas diretrizes e vai facilitar a sua implantação. “Criamos uma relação construtiva com os professores e especialistas da área. Conseguimos produzir um documento que representa a opinião de quem faz parte da formação dos profissionais. Estamos satisfeitos com o resultado e, agora, vamos trabalhar para colocar as ideias em prática”, afirma Manoel Benedito Viana Santos. 
 
As novas diretrizes foram recebidas pelo coordenador-geral de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica (CGPE) do MEC, Renato Braz de Araújo. Mais uma vez, ele destacou a importância da ação pioneira entre os conselhos federais. "Essa iniciativa demonstra a extrema organização da categoria. A elaboração do documento é muito relevante e estratégica para a área da saúde, principalmente no tocante à diferenciação entre técnico e tecnólogo. São as primeiras diretrizes curriculares específicas para um curso de tecnologia que recebemos, já que as que existem são para todos os cursos dessa natureza e é uma atitude bastante válida, que abre precedentes e expressa a preocupação do CONTER com a formação dos seus profissionais", disse.

 
A formalização do documento não afeta os cursos em andamento, pois as novas diretrizes vão ser incorporadas gradativamente ao sistema nacional de educação, sem causar impactos negativos para as instituições de ensino e nem para os estudantes. Não obstante, é importante destacar também que as novas diretrizes não mudam as regras gerais da formação tecnológica na área das técnicas radiológicas, elas apenas melhoram e aperfeiçoam o currículo dos cursos superiores, para atender às necessidades do mercado de trabalho e para acompanhar a evolução tecnológica na área da Radiologia.
 
Segundo a presidente da Conae, a conselheira federal Silvia Karina, agora começa a elaboração das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nível técnico. “Quero agradecer publicamente o apoio e receptividade do Ministério da Educação. Eles abriram a porta e vamos entrar cada vez mais. Terminamos este trabalho e vamos continuar a parceria, para obter um diagnóstico completo da formação de nível técnico também”, afirma.
 
A elaboração do documento-base, que foi colocado para discussão da comunidade acadêmica, e a finalização da proposta foi feita pelos professores Francisco Aparecido Cordão, Guilherme Oberto Rodrigues, João R.  Alves dos Santos, Michele Torquato, Paulo Roberto Wollinger e Ricardo Andreucci. O processo foi conduzido pelas conselheiras federais Silvia Karina Lopes da Silva e Lúcia Helena Solha e pelo conselheiro Sandoval Kehrle.