ELEIÇÃO

Novos conselheiros tomam posse no Rio Grande do Sul

Ascom CONTER
05/11/2018
ELEIÇÃO

Os diretores Cléia Regina (presidente), Antônio Ubirajara (tesoureiro, à direita) e João Benitz (secretário)

A diretoria executiva do CONTER, representada pelo diretor-tesoureiro, Abel do Santos, deu posse, na semana passada, ao 7º Corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do Rio Grande do Sul (CRTR 6ª Região). Os 18 novos conselheiros, 9 efetivos e 9 suplentes, foram escolhidos por meio de votação presencial, realizada na sede do CRTR6, em Porto Alegre, em 24 de setembro, e também por carta-voto, situação em que profissionais de todo estado puderam mandar o seu voto pelos correios.

Na mesma data da posse, os novos conselheiros puderam escolher, conforme prevê o regimento eleitoral, a diretoria executiva que irá comandar o Conselho Regional pelos próximos 2 anos e meio. Os eleitos foram a Presidente TNR. Cléia Regina Santos de Sequeira, o diretor-secretário, TNR. João Batista Benitz Silveira Junior, e o diretor-tesoureiro, TR. Antônio Ubirajara Velho Gomes Jardim. O mandato do corpo de conselheiro tem duração de 5 anos e gestão da diretoria executiva, de 2 anos e meio, podendo ser reconduzida por igual período.



O diretor-tesoureiro do CONTER fez um balanço do processo eleitoral. “Graças a todos os envolvidos, o processo ocorreu dentro da normalidade e os profissionais puderam exercer a cidadania dentro do que esperávamos”, pondera. “Poder escolher nossos representantes é sempre motivo de celebração. Esse ato participativo é fundamental dentro da sociedade democrática em que vivemos. Precisamos nos ver como parte de todo o Sistema CONTER/CRTRs e os profissionais do Rio Grande do Sul demonstraram essa consciência social. Estamos satisfeitos”, avalia Abel dos Santos.

Na ocasião, o ex-presidente do CONTER Fernando Gerber proferiu palestra sobre a atribuições legais do Conselho Regional. Ele, que também foi observador eleitoral do pleito, pode falar sobre suas experiências como gestor e também sobre a importância do trabalho dos representantes para a proteção da sociedade e desenvolvimento da área.



Os novos representantes têm nas mãos o desafio de continuar com o trabalho de fiscalizar o exercício da Radiologia no estado. Atualmente, a região conta com mais de 7 mil profissionais ativos.

Todo o processo eleitoral foi conduzido pela Comissão Eleitoral, responsável pela organização e logística do pleito. O grupo foi formado pelos técnicos em Radiologia Ana Aparecida Quadros (presidente), Sérgio Luís de Castro Dutra e Gilnei Antônio dos Santos Göss e foi assessorado pelo advogado Rainer Grigolo de Oliveira Alves.