EDUCAÇÃO

Consciência social na base

Ascom CONTER
27/08/2018
EDUCAÇÃO

CONTER e CRTR13 realizam diálogo com estudantes de Vila Velha sobre a importância do profissional da Radiologia na saúde pública

 

O Código de Ética dos profissionais da Radiologia é certeiro ao traçar um dos nortes da profissão que é “dedicar-se ao aperfeiçoamento e atualização de seus conhecimentos técnicos científicos e a sua cultura geral, visando o bem-estar social”. Pensando nisso, a diretoria do CONTER tem dado atenção especial a essa meta com iniciativas que vão desde a elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Radiologia até o apoio a projetos educacionais após dos cursos de formação superior e técnica.

Por isso, na última semana, o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, o diretor-secretário, Adriano Célio Dias, o conselheiro federal Luciano Guedes e o presidente do CRTR13 , Sergio Ricardo Coutinho Rangel, participaram de uma conversa com os estudantes do curso de técnico em Radiologia da instituição de ensino CEFETRIES, em Vila Velha, Espírito Santo. No evento, foram abordados temas como a relevância do trabalho do profissional da Radiologia, a importância do aperfeiçoamento técnico e os desafios da profissão.

“Estes encontros têm sido bastante frutíferos. É fundamental esse contato com os futuros profissionais para estabelecer uma relação mais próxima com aqueles que daqui a um tempo irão assumir os postos de trabalho. Com isso, a gente consegue mostrar um pouco do trabalho do Sistema, conversar sobre os desafios da profissão e sobre a importância de buscarmos sempre aprimorar nossos conhecimentos, já que a nossa profissão está em constante mudança e evolução”, defende o diretor-secretário do CONTER.

Os estudantes receberam com entusiasmo os representantes, como tem acontecido em todas as oportunidades que o CONTER teve de promover esses encontros. Adriano Célio acredita que a adesão dos jovens é fruto da aproximação que esta gestão tem cultivado “a sintonia entre a Coordenações Nacional – Conae e as Regionais de Educação – Coreds tem sido fundamental para o desenvolvimento desse trabalho”, complementa Adriano Célio.

Além do fortalecimento da presença do Sistema nas regiões, o CONTER encabeçado ações nacionais que visam o desenvolvimento da profissão, desde a formação básica até a complementação dos estudos, como o Programa Nacional de Formação em Radioterapia e a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Radiologia.