DOSES MENORES

Pesquisa propõe menos sessões de radioterapia para o tratamento do câncer de mama

Cassiano Sampaio com informações da revista científica "The Lancet"
15/04/2011
DOSES MENORES

Pesquisa propõe menos sessões de radioterapia para o tratamento do câncer de mama

A pesquisa denominada United Kingdom Standardisation of Breast Radiotherapy (Padronização do Reino Unido para Radioterapia Mamária) foi desenvolvida, ao longo de uma década, por 35 centros de estudo britânicos, sendo financiada pelo Ministério da Saúde inglês e por outras entidades de combate ao câncer de mama. O resultado aponta que a redução do número de sessões de radioterapia, contrabalanceadas pela ampliação de sua intensidade, pode gerar efeitos tão satisfatórios quanto os dos atuais tratamentos. 

Apesar das sessões serem mais fortes, a radiação total recebida pela paciente, submetida a um menor número de procedimento é inferior e os efeitos secundários são mais leves, de acordo com a conclusão do estudo. 

A nova proposta 
Atualmente, o tratamento utilizado após a retirada de um tumor da mama é de 25 sessões de dois grays cada uma, totalizando 50 grays, no decorrer de cinco semanas. Todavia, os pesquisadores concluíram que radiação total menor, dada em menos doses mais espaçadas, é tão efetiva quanto o tratamento atual.

Os pesquisadores utilizaram no estudo aproximadamente 5..000 pacientes com dosagens de intensidade variada e concluíram que um programa de 40 grays em 15 doses, ao longo de três semanas, fornecerá um bom controle do tumor e seus efeitos colaterais são semelhantes aos do tratamento atual.

A adoção desta medida nos hospitais e clínicas do mundo inteiro diminuiria o número de visitas das mulheres aos centros de radioterapia e, por conseqüência, as filas de espera.