DIA DO TRABALHO

Ninguém vai extinguir nossos sonhos

Presidência do CONTER
01/05/2018
DIA DO TRABALHO


Neste dia do trabalhador e da trabalhadora, renovo meus votos de estima e consideração pelos profissionais das técnicas radiológicas, que se dedicam a uma atividade tão nobre e importante para a sociedade brasileira. Assim como vocês, escolhi essa profissão para exercer, sou apaixonado pela Radiologia e trabalho diariamente pelo desenvolvimento da nossa categoria.

Desde que assumi a presidência do Conselho Nacional, escuto os pessimistas dizerem que a nossa profissão está em extinção. Precisei de menos de um ano no cargo para constatar que se trata de uma falácia, de uma mentira sustentada por gente que pensa com o estômago e não tem a capacidade de entender que uma profissão altamente tecnológica como a nossa só tem a possibilidade de crescer e se desenvolver. Quem não acompanha, fica pelo caminho mesmo.

Em 2017, nossa fiscalização passou 33,5% dos estabelecimentos radiológicos em funcionamento no Brasil e encontrou 38 mil profissionais das técnicas radiológicas no pleno exercício da profissão. Segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), só no setor público temos mais de 37 mil profissionais atuando. Ainda de acordo com os dados do nosso último processo eleitoral, podemos concluir que temos aproximadamente 70 mil profissionais em atividade no país.

Considerando que no Brasil existem 113.888 profissionais das técnicas radiológicas registrados e legalmente habilitados, podemos assegurar que a profissão é sólida e possui taxa de empregabilidade superior a 60%, índice que se sobrepõe à maioria das profissões regulamentadas. Pode melhorar, com políticas de emprego e renda aliadas a formação profissional para o trabalho.

Vejam vocês que profissões como a de jornalista, advogado e administrador possui índice de empregabilidade inferior até a 20%, e nem por isso dizem que essas atividades vão acabar. De cada 10 pessoas que se formam na área do Direito, por exemplo, no máximo duas conseguem exercer a atividade e isso não a torna vulnerável à extinção.

A Radiologia não está em extinção, o que está em extinção é a falta de caráter e de competência. Gente que fez o curso técnico na década de 1990, parou de estudar e fez da vida política uma muleta: esses, sim, vivem ameaçados pela extinção e estão desesperados com isso. 

Como diz o grande professor Lucivaldo Santos, um fator preocupante é o resultado dos processos seletivos, onde boa parte dos candidatos acerta menos de 20% das questões. A maioria dos que acertam mais de 55% é aprovada. Está certo que a categoria deve cobrar mais dos conselhos e dos sindicatos, mas é necessário rever conceitos em relação a esses resultados. Não vamos nos sobressair com uma reivindicação patética de exclusividade na área, vamos conseguir essa exclusividade por meio do desenvolvimento de competências que atendam à evolução tecnológica e as necessidades do mercado.


Sem os/as Operadores/as, Técnicos/as e Tecnólogos/as, não existe saúde pública, segurança e nem desenvolvimento industrial. Nossa categoria está em todos esses setores, construindo um futuro melhor para a sociedade. Quem trabalha com fé, dedicação e perseverança, sempre vai encontrar o seu espaço.

Parabéns, trabalhadores e trabalhadoras da Radiologia. Nosso lugar é o futuro e quero estar lá com vocês! Por isso, estudo e trabalho arduamente todos os dias, para ser digno desta profissão.

Saudações radiológicas,

MANOEL BENEDITO VIANA SANTOS
Presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia