DIA DA RADIOLOGIA

CONTER lança campanha de valorização da categoria para o Dia da Radiologia

Ascom CONTER
06/11/2018
DIA DA RADIOLOGIA


Em 8 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Radiologia. Essa data foi escolhida pois foi nesta ocasião, no ano de 1895, que o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen produziu radiação electromagnética nos comprimentos de onda do que ainda hoje conhecemos como raios X. Logo após a descoberta, com o impulso de cientistas como Marie e Pierre Curie, a radioatividade ganhou aplicações diversas e notoriedade em todo o mundo.



As especialidades da Radiologia se tornaram os olhos da Medicina. Hoje em dia, a maioria dos tratamentos de saúde envolvem terapias ou diagnósticos por imagem. Assim também acontece nas áreas da indústria, da inspeção e da segurança: o uso da radiação ionizante está racionalizando os processos de trabalho, aumentando a produtividade dos serviços e melhorando a vida das pessoas.



Os benefícios da Radiologia são imensuráveis, mas é necessário observar os cuidados necessários para prevenir os riscos decorrentes da exposição à radiação ionizante: as exposições devem ocorrer pelo menor tempo possível, com a dose de radiação mínima necessária para realizar o procedimento e a distância da fonte radioativa deve ser a maior possível, tudo isso sem comprometer o resultado esperado.



Profissionais de nível médio e de nível superior registrados e habilitados pelos Conselhos de Radiologia estão preparados para exercer as técnicas radiológicas, sem comprometer a saúde e a segurança das pessoas. Esses especialistas, além de conhecerem a operação dos equipamentos, sabem sobre a proteção radiológica e os protocolos de segurança de cada procedimento.



Antes de sofrer exposição à radiação ionizante, procure saber se o profissional que te atende tem formação e habilitação legal para operar o equipamento. Essa certeza é a garantia da sua segurança. Seja paciente, não seja vítima.