DEBATE NACIONAL

CONTER e lideranças discutem os rumos da saúde pública no Brasil

Romário Costa/Ascom CONTER
18/07/2017
DEBATE NACIONAL

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) se une às principais representações em saúde do Brasil para discutir os desafios de se garantir uma saúde pública de qualidade no país. O seminário, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em São Paulo, é um evento preparatório para a 1° Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontece em novembro, em Brasília/DF.

Para o presidente do CNS, Ronald Ferreira dos Santos, um dos objetivos do encontro é repensar a saúde pública com maior participação da população. "Devemos ficar atentos às perdas que a saúde está tendo. Estamos observando um processo de destruição do oferecimento dos serviços de saúde. É preciso se mobilizar; esperamos que esse evento seja um divisor de águas".

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, acredita na importância do evento. "Este Seminário, além do debate, promove a defesa da democracia, pois possibilita a união de políticas de proteção à saúde de todas as regiões do país. Tudo isso em busca de um projeto final, que é a cobertura universal dos serviços em saúde. O profissional da Radiologia tem papel central nessas questões, pois os cortes que a saúde vem sofrendo pela União atingem em cheio a nossa classe, promove desemprego, sobrecarrega os profissionais atuantes e precariza as condições de trabalho. No fim das contas, população e classe saem perdendo", finaliza.

O Seminário acontece até a próxima quarta-feira (19) e tem o objetivo de garantir o direito constitucional à saúde à população brasileira. O CONTER se une, entre outros líderes, aos presidentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e do CNS, para fomentar o debate.