CORONAVÍRUS

CONTER vai monitorar casos de Covid-19 entre profissionais das técnicas radiológicas

Ascom CONTER
15/04/2020
CORONAVÍRUS

Observatório auxiliará a instituição a buscar soluções para diminuir o índice de contágio

O Conselho Nacional de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia (CONTER) criou um observatório para receber informações de profissionais infectados pela Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus. Por meio de um formulário eletrônico, a classe e a população em geral poderão notificar a instituição sobre casos de contaminação entre profissionais das técnicas radiológicas. Os dados possibilitarão ter uma estimativa aproximada de casos, identificar as regiões críticas e direcionar os esforços para proteger a categoria.

O presidente do CONTER, Luciano Guedes, explica que a medida é uma ação complementar de segurança. “Na última semana, implementamos um canal para recebimento de denúncias sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em unidades hospitalares que estão atendendo casos de Covid-19. São inúmeros os relatos de irregularidades no fornecimento desses insumos, o que fatalmente pode culminar na contaminação dos profissionais que atuam na linha de frente”, pondera.

O representante explica que os dados também poderão subsidiar os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) a observarem o que pode ser feito para diminuir os índices de contaminação. “As consequências da infecção de um profissional da saúde podem ser drásticas e coloca em risco familiares, comunidade hospitalar e pacientes que estão sendo atendidos”, avalia Luciano Guedes.

No mesmo sentido, o presidente do CRTR de Minas Gerais, Luciano Henrique Xavier Monteiro, aprova a iniciativa. “É necessário estarmos atentos a todas as movimentações que interferem no exercício das nossas atividades como profissionais da saúde. A sociedade não pode perder força de trabalho em razão de afastamentos em massa de profissionais da Radiologia e essas pessoas não podem ser agentes de propagação da doença”, afirma.

Os casos de infecção entre profissionais da Radiologia podem ser comunicados por meio do formulário disponível no Portal CONTER e acessível neste link.