CORONAVÍRUS

CRTR-SP oficia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP por falta de EPIs

Ascom CONTER
09/04/2020
CORONAVÍRUS
Falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ausência de álcool em gel e restrições ao uso do estacionamento por parte dos profissionais. Essas foram as denúncias que o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo (CRTR5) recebeu sobre a prestação de serviços radiológicos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFM/USP).
 
Em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ainda no mês de março, o Regional encaminhou ofício e solicitou as devidas adequações. Contudo, até a presente data, não houve resposta por parte do Hospital, que é referência de atendimento em toda a América Latina.
 
“Não há motivo para nos alongarmos no absurdo do não fornecimento de álcool em gel e EPIs adequados aos funcionários. Essas falhas devem ser objeto de resolução imediata por parte do Hospital. Nesse momento, canalizar esforços no atendimento às pessoas é fundamental”, enfatiza o presidente do CRTR paulista, TR. Júlio César dos Santos.
 
 
O CRTR5 solicitou, também, transportes especiais e vagas exclusivas de estacionamento para quem trabalha no Hospital. Isso porque houve relatos de agressões e de hostilidade contra os profissionais da saúde que utilizam transporte coletivo.
 
Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), TR. Luciano Guedes: “vivemos momento conturbado na sociedade, em que as pessoas estão com medo. Além de reforçar a necessidade de ferramentas básicas de trabalho aos nossos profissionais, penso que a segurança dos trabalhadores da saúde requer atenção especial”, explica.
 
Falta de EPIs 
 
O CONTER criou um espaço de informações sobre a COVID-19 com a ferramenta de denúncia por escassez ou indisponibilidade de EPIs. Os CRTRs acolherão as informações e tomarão providências junto às autoridades responsáveis pela situação, visto que não podem aplicar penalidades sobre essas questões.
 
O Nacional, por sua vez, irá acompanhar as ações adotadas e auxiliar os CRTRs no que for preciso. Para proteção, as denúncias serão mantidas sob sigilo. Clique aqui e faça sua denúncia.