CORONAVÍRUS

CONTER se une a entidades da saúde para discutir soluções de problemas enfrentados pelos profissionais em razão da pandemia

Ascom CONTER
06/04/2020
CORONAVÍRUS

O presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, participou de reunião virtual do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Saúde (Fentas), na última terça-feira (31). Os representantes discutiram ações de segurança voltadas aos profissionais área, em tempos de pandemia da Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus. Na oportunidade, os representantes socializaram as principais medidas tomadas pelas instituições na busca por garantir direitos básicos, como o acesso à Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e jornada de trabalho adequada.

Durante a reunião, Luciano Guedes manifestou as preocupações do Sistema CONTER/CRTRs, especialmente a respeito das perdas sociais dos profissionais das técnicas radiológicas em razão de determinações do Governo Federal. “O exemplo mais claro de que o momento é preocupante é a publicação da Medida Provisória 927/2020, que possibilita a flexibilização da jornada de trabalho dos profissionais da saúde e retira a possibilidade da contaminação pelo Coronavírus ser enquadrada como acidente de trabalho”, relata.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) acionou a Justiça contra a norma, postura apoiada pelo CONTER. O Conselho Nacional de Radiologia, em conjunto com as entidades, prepara uma nota de repúdio à Medida Provisória.

Chamamento – União de Forças

Diante de todo esse cenário, o presidente do CONTER se manifesta a respeito da importância da união de todas as instituições representativas dos profissionais da Radiologia para reforçar o enfrentamento da pandemia, principalmente, no que se refere a resguardar a saúde de auxiliares, técnicos e tecnólogos no exercício do seu trabalho. “Conclamo os sindicatos, federações, confederações e associações para iniciarmos um grande debate nacional em defesa de um ambiente salutar de trabalho para todos os nossos profissionais”.

As instituições de profissionais das técnicas radiológicas, devidamente legalizadas, que se interessarem em se unir ao CONTER para traçar plano visando implementar medidas conjuntas de enfrentamento à crise poderão entrar em contato com o Conselho Nacional por meio do e-mail conter@conter.gov.br, informando os contatos e o nome do representante que irá participar das discussões.