CONTROLE FINANCEIRO

Auditoria externa analisará processos financeiros do CRTR4, referentes aos anos de 2011 e 2012

Romário Costa/Ascom CONTER - Atualizado em 14/12/20
14/12/2020
CONTROLE FINANCEIRO

O 7º Corpo de Conselheiros do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), em reunião plenária, realizada no dia 28 de outubro deste ano, decidiu promover inspeção nas prestações de contas do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4). Será realizada uma auditoria externa nas contas do órgão referentes aos anos de 2011 e 2012, considerando que os dados dos períodos apresentaram inconsistências e cuja conclusão está indefinida por quase uma década.

A decisão do Plenário foi unânime e visa oferecer a oportunidade de os profissionais acompanharem os investimentos realizados com os valores referentes aos pagamentos de anuidades, por meio de ferramentas de controle e transparência sobre a administração dos recursos financeiros da instituição. 

O trabalho será de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, para avaliar se as atividades referentes a 2011 e 2012, de fato, observaram aos requisitos legais que dispõem sobre gestão financeira de instituições públicas. Uma equipe técnica contratada pelo CONTER e escolhida por processo licitatório, para manter a isonomia do processo, será direcionada ao Conselho Regional para verificar tais critérios.

“Votei pela realização de auditoria independente nas prestações de contas do CRTR4 nos mesmos moldes do que plenário já decidira realizar também em contas do CONTER, nos períodos compreendidos entre 2017 e 2019. Deste modo, o exemplo, neste caso, partiu da casa maior”, destacou o conselheiro nacional e diretor-tesoureiro do CONTER, Sandoval Kehrle, relator dos processos de prestação de contas.

Kehrle foi acompanhado por aclamação pelos demais colegas do Plenário, os Conselheiros Federais Mauro Marcelo Limeira (diretor-secretário), Adriano Célio Dias, Abel dos Santos, Marcos Junior de Oliveira Silva, Antônio Eudes de Oliveira, Silvia Karina Lopes da Silva e Luís Gomes da Silva, que reforçaram o compromisso com a transparência que vem sendo a marca do atual colegiado.

Para o presidente da Comissão de Tomada de Contas do CONTER (CTC), o conselheiro federal TNR. Marcos Júnior, o Marcos da Saúde, ações como esta são necessárias, inclusive, como meio de prestar contas à categoria de como tem sido administrado os recursos das anuidades profissionais. “Como instituições públicas, os Conselhos de Radiologia devem satisfação à classe e quaisquer mecanismos que atendam a esta finalidade são legítimos e bem-vindos”, pondera o representante.

O Conselho Nacional, em outras ocasiões, já recorreu a auditorias independentes para se certificar da regularidade e para prestar esclarecimentos à categoria de ações que careciam de mais transparência. Atualmente, o CONTER dispõe de outras ferramentas de monitoração, como a CTC, que trimestralmente se reúne para averiguar os processos econômicos, o Setor de Controle Interno, que realiza trabalho de auditoria junto ao CONTER e aos CRTRs, além do Portal da Transparência, no qual disponibiliza informações de despesas com serviços e remuneração, entre outros dados.

Leia mais:

CONTER contrata auditoria independente para analisar gestão financeira do órgão

CONTER realiza auditoria em processo de compra da nova sede do órgão

Acesse o Portal da Transparência do CONTER em http://contertransparencia.com.br/