CAPACITAÇÃO

CRTR da 14ª Região promove curso para Supervisores

Ascom CONTER, com informações do CRTR 14ª Região
22/08/2017
CAPACITAÇÃO

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Amapá e Pará – CRTR 14ª Região está empenhado em levar conhecimento aos profissionais da região. Em uma iniciativa vanguardista, promoveu o 1º Curso de Capacitação de Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas – SATRs, neste mês. O evento contou com a participação de 50 Supervisores certificados pelo CRTR vindos de diversos municípios dos dois estados.

Para a Supervisora Regina Oliveira o encontro foi importante porque não se restringiu aos profissionais das capitais. “Nos que residimos nos municípios afastados da capital ficamos ausentes dos eventos e estar presente no curso oferecido pelo nosso Regional é muito importante”, comemorou.

A presidente do CRTR, Vanessa Sá, ressalta a importância do supervisor nas unidades de Radiologia e por isso defende iniciativas como esta para quem ocupa essa função. Para ela, se o técnico e tecnólogo comum já carrega consigo atribuições essenciais ao serviço de saúde, o profissional responsável pela supervisão tem esse dever potencializado, visto que cabe a ele zelar pelo trabalho de todo o setor. Por isso, “o corpo de conselheiros não mediu esforços em aprovar o projeto do primeiro curso de capacitação para SATR”, afirma a presidente.

“A atualização e a capacitação contínua é algo que deve ser buscado por esses profissionais que estão em posição de destaque”, é o que pensa o presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização - CONAFI, Luciano Guedes. “Cabe ao SATR orientar profissionais cotidianamente. É dele a responsabilidade de direcionar sobre a melhor maneira de aplicar a técnica. A supervisão eficiente e consciente trará benefícios não só à equipe, mas também aos pacientes”, defende.  

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, parabenizou a equipe do Regional pela capacitação. “Iniciativas como esta são importantes, pois as orientações recebidas pelos Supervisores serão multiplicadas nas mais diversas cidades dos estados do Amapá e Pará. O SATR tem papel fundamental na construção de uma cultura de radioproteção e vigilância nos setores de Radiologia”, finaliza.