CALOURO

Aos 72, Carlos vai começar o estágio na área da Radiologia

CRTR3
12/12/2018
CALOURO


Aos 72 anos de idade, o estudante Carlos Teixeira Moysés foi nesta semana à sede do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Minas Gerais (CRTR3) buscar a credencial de estagiário com o entusiasmo de um garoto. O novato está no 5º período do curso de tecnólogo e vai começar a dar os primeiros passos da nova carreira nos próximos dias. “Ninguém determina a hora de começar ou terminar, é você que faz acontecer”, assegurou, ao receber o documento de aprendiz. 

Essa história começou há três anos. De tanto ouvir um amigo falar sobre a Radiologia e as incríveis possibilidades da ciência, Carlos começou a se interessar pelo assunto e, quando percebeu, estava apaixonado. “Quero exercer essa profissão”, disse a si mesmo. Aos 69, ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passou no concorrido vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Hoje, estuda no renomado Centro de Graduação da Faculdade de Medicina (Cegrad) da UFMG. 

Quem pensa que Carlos vai parar por aí, está enganado. “Vou exercer, sim. O mercado tem espaço para bons profissionais. Também existe a possibilidade de abrir meu próprio negócio”, garante.

Carlos foi funcionário da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) por 30 anos. Depois de aposentado, chegou a pensar que estava velho demais para fazer outra coisa, mas encontrou nos estudos o caminho para continuar a vida. “Eu, que já havia abandonado a faculdade de engenharia elétrica por causa do trabalho, falei: vou fazer o Enem e será para Radiologia. Passei”, lembra.

Além de estudar, Carlos tem outra paixão, a motocicleta. Recentemente, ele fez o percurso de aproximadamente 4.200 quilômetros entre Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e São Luiz Gonzaga, a bordo de uma CB 500. Pelo que parece, o novo aprendiz ainda tem um longo caminho pela frente.