BAHIA

Após denúncia do CONTER, vigilância sanitária ajusta situação de hospital de Souto Soares

Naum Carlos/Ascom CONTER
28/08/2018
BAHIA

A atuação do órgão de vigilância fez com que a direção da instituição corrigisse as irregularidades no setor de Radiologia

O Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) tem como principal função fiscalizar o exercício da profissão dos trabalhadores da Radiologia. Muitas vezes, contudo, nos cabe a responsabilidade de acionar as autoridades responsáveis por fiscalizar outras irregularidades, além de nossa competência, a fim de garantir a segurança dos profissionais da saúde, dos pacientes e da sociedade em geral. Foi o que aconteceu no Hospital Municipal Jonival Lucas, em Souto Soares, Bahia.

Através de denúncia feita por um profissional em uma rede social, tomamos conhecimento de algumas irregularidades sanitárias graves que ocorriam na instituição. A situação foi prontamente informada à Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), do estado da Bahia, mediante ofício datado de 22 de fevereiro de 2018. O órgão é o responsável por fiscalizar e aplicar penalidades sobre este tipo de ocorrência.

Fora a ausência de dosímetros, equipamento de extrema importância, que mede a radiação a qual os técnicos estão expostos no ambiente de trabalho, havia a falta de outros equipamentos de proteção individual (EPIs) e de colimador no aparelho de raio X. Além disso, a câmara escura funcionava sem exaustor, o que gerava constantes dores de cabeça e mal-estar nos técnicos, devido ao forte cheiro dos químicos usados no processo de revelação dos exames.

Em ofício enviado ao CONTER, em 26 de junho, a Divisa informou que interditou o setor de Radiologia do hospital, após visita ao local, seguindo as disposições da Portaria Anvisa nº 453/98, que disciplina as diretrizes de proteção radiológica. 

O diretor da instituição, Renan Lelis de Souza, afirma que não era exatamente a falta de equipamentos o problema, mas que estes já estavam velhos e sucateados. “No entanto, novos EPIs foram adquiridos e todas as demais providências necessárias foram tomadas para que a sala de raio X voltasse a funcionar”, declara.

Ainda de acordo com o gestor, o setor de Radiologia foi reaberto há cerca de um mês, após uma segunda visita da vigilância sanitária, que constatou a normalidade da situação. Foi instalado o exaustor na câmara escura e, também, houve a contratação de mais um técnico em Radiologia para o quadro de profissionais do hospital do município.