ASSISTÊNCIA

Paraná recebe equipamento do Plano de Expansão da Radioterapia

Ascom CONTER/com informações do Portal Saúde
22/06/2017
ASSISTÊNCIA

A população de Curitiba (PR) e região recebeu o terceiro acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo equipamento foi entregue pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, no Hospital Erasto Gaertner. O novo acelerador de partículas, que é utilizado no tratamento de vários tipos de câncer, vai aumentar em 30% a capacidade de atendimento em 399 municípios do estado. 

Após a inauguração em Curitiba, estão programadas a entrega de outros 77 equipamentos em 23 estados. Ao todo, cerca de R$ 500 milhões foram investidos para a aquisição de 80 aceleradores lineares, além da realização de projetos e obras.

Toda a operação faz parte do Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Trata-se do resultado de ação das maiores instituições brasileiras de pesquisas e tratamento do câncer, que uniram esforços para a formação profissional na área da Radioterapia. O Curso de Qualificação Profissional para Técnicos em Radioterapia tem a chancela da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é reconhecido pelo CONTER para atuação equivalente a especialista de nível médio.

O projeto visa formar, qualificar e atualizar profissionais, vinculados a estabelecimentos de saúde públicos, filantrópicos ou privados que atendam ao SUS, para que desenvolvam habilidades e alcancem as competências necessárias para o desempenho de seu processo de trabalho nessa área.

Clique aqui e saiba mais sobre o plano de expansão.