MERCADO INTERNACIONAL

CONTER dialoga com representantes da saúde em fórum do MERCOSUL

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
15/08/2017
MERCADO INTERNACIONAL

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) participou da 37ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente MERCOSUL para o Trabalho em Saúde (FPMTS). A ideia é retomar as discussões iniciadas ainda no mês de junho, com o objetivo de criar regras gerais de acesso e permanência para os profissionais brasileiros no mercado de trabalho dos países da América Latina.

Com a participação efetiva do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/MS), o CONTER levou ao debate as principais atribuições dos profissionais das técnicas radiológicas, para que sirva de exemplo aos demais países do MERCOSUL.

“O Brasil é o único país da América do Sul com a profissão devidamente regularizada. Ao especificarmos as atribuições, podemos definir estratégias de valorização a nível nacional e internacional”, explica o Técnico em Radiologia Salomão de Sousa Melo, que é um dos representantes da autarquia no MERCOSUL.

Ressonância Magnética Nuclear em pauta

A 37ª FPMTS serviu para reforçar a atuação dos profissionais das técnicas radiológicas na área de ressonância magnética. De acordo com o Técnico em Radiologia, Jorge Wolnei Gomes, “essa prática trata-se de um exercício privativo do nosso profissional. Agora que reforçamos esse argumento aos representantes da saúde, encontraremos formas estratégicas de trazer ganhos aos nossos profissionais”, explica o representante do CONTER.