8 DE NOVEMBRO RADIOATIVO - O Filme

Comemore, é Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

Assessoria de Imprensa
08/11/2011
8 DE NOVEMBRO RADIOATIVO - O Filme

Está no ar a reportagem-documentário que pretende levar ao conhecimento público os interesses excusos que movem a saúde pública brasileira. Para assistir, clique aqui 

Quem trabalha na saúde pública conhece bem os absurdos que ocorrem nos hospitais brasileiros. Muitas ilegalidades são cometidas sob os olhos desatentos dos governos e da sociedade e quem arca com o custo da desorganização é a população de menor poder aquisitivo, que morre nas filas dos hospitais sem atendimento. 

De acordo com a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, nos últimos anos, aumentou consideravelmente o número de empresários com o objetivo de lucrar nas brechas que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece e os efeitos dessa prática são devastadores.

Existe uma distância tão absurda entre o que o Sistema Único de Saúde (SUS) é no papel e na realidade, que fica difícil imaginar uma solução que resolva a tempo os problemas da sociedade. Revoltados com a realidade, os dirigentes da classe dos técnicos e tecnólogos em Radiologia decidiram levar tudo o que sabem ao conhecimento da população nesta obra, com o objetivo de sensibilizar os brasileiros em relação às questões que impedem todo avanço.

A reportagem-documentário “8 DE NOVEMBRO RADIOATIVO” conta o que se passa na saúde pública, mais especificamente nos serviços de radiologia do Brasil. É uma mostra do que acontece na vida das pessoas quando o sistema está a serviço dos cartéis de enriquecimento ilícito, formado por farmácias, clínicas e hospitais dirigidos por gente corrupta e inescrupulosa.

“É triste ver o que acontece quando a saúde pública é transformada em produto de mercado. Essa é uma área da ciência que deve colocar o ser humano em primeiro lugar mas, hoje em dia, muitas clínicas agem em conluio com hospitais com objetivo único de lucrar”, afirma a presidenta Valdelice Teodoro.

Com o filme, além de deflagrar os principais esquemas de corrupção e tráfico de influência que acontecem no sistema de saúde, pretende-se popularizar o Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que é comemorado em 8 de novembro. “Nossos profissionais enfrentam uma realidade difícil. Estão na ponta da operação, prontos para atender, mas as condições de trabalho não permitem, em face de alguns interesses particulares que se sobrepõem ao interesse público. Além da falta de reconhecimento, os técnicos e técnólogos recebem péssimos salários e levam toda a crítica da população, que não tem condições de identificar os verdadeiros culpados”, frisa Teodoro. 

O vídeo é dirigido pelo jornalista Laércio Tomaz e pelo designer Guina Vieira e editado por Davi Lima e Nelson Gerene. “O filme não tem o objetivo de ser verdade última, apenas cumpre a função de levantar uma discussão necessária. Esperamos contribuir com o debate e, sinceramente, fazer alguma diferença no sentido de resolver os problemas mais elementares. Acreditamos que a situação ainda é reversível e que há tempo para atingir um nível de saúde pública à altura do povo brasileiro”, conclui Tomaz.