1 DE MAIO DE 2017

Hoje é DIA DE TRABALHADOR em defesa dos direitos

Ascom CONTER
12/03/2017
1 DE MAIO DE 2017

Cumprimentamos Auxiliares, Técnicos/as e Tecnólogos/as em Radiologia pelo Dia do/a Trabalhador/a. Parabéns a cada membro da categoria, que enfrenta as dificuldades dos sistemas público e privado para dar o melhor atendimento possível às pessoas. Fica registrado o nosso carinho e admiração pelo papel que cada um representa na comunidade em que vive.

Ser profissional das técnicas radiológicas é lidar com a insalubridade em grau máximo. Portanto, os trabalhadores que operam equipamentos emissores de raios X têm direito a:

a) aposentadoria especial;
b) adicional de 40% sobre o salário;
c) jornada especial de 24 horas semanais.

Nesta data, destacamos a necessidade do cumprimento desses três direitos fundamentais, que precisam ser preservados. Sem essas garantias, não é possível sobreviver na área da Radiologia. 

Segundo a OIT, acidentes de trabalho matam 2,3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Não obstante, a flexibilização das leis e a fragilização das relações de trabalho constituem os dois maiores fatores de risco para o crescimento desse índice.

Toda reforma que for pensada para o futuro do país deve levar em consideração as necessidades do povo trabalhador. Se as mudanças constitucionais servirem apenas para atender interesses econômicos de uma minoria, não serve ao projeto de nação que precisamos desenvolver.

Na área da saúde, a economia e o lucro não podem ser a regua usada para medir os resultados, precisamos de métricas menos frias e mais afeitas à humanidade. É necessário entender que cuidar das pessoas não significa despesa e sim, investimento no maior ativo que existe: A VIDA.  

O nosso trabalho é e vai continuar a ser fundamental para a sociedade. Devemos nos organizar para estabelecer o reconhecimento do nosso valor. 

Parabéns, Classe.  Que essa data renove as esperanças de um futuro melhor. Feliz Dia do/a Trabalhador/a ;)