#08 HOMENAGEM RX

O amor ao radiodiagnóstico a serviço do Maranhão

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
29/10/2015
#08 HOMENAGEM RX

Os primeiros operadores de raios X foram indispensáveis à profissionalização das técnicas radiológicas no Brasil e merecem o nosso reconhecimento. No 5º Congresso Nacional e 2º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que será realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) vai render homenagem a esses pioneiros que serão condecorados com a Medalha CONTER Wilhelm Conrad Röntgen. Conheça hoje a história do senhor Miguel Santana dos Santos, personagem que fez a diferença em nossa trajetória.

 

Existem momentos na vida em que o ser humano olha pra trás e analisa tudo aquilo que foi feito em sua trajetória. Entre erros e acertos que cometemos ao longo de nossas jornadas, temos uma certeza a respeito da trilha feita pelo senhor Miguel Santana dos Santos: o exemplo profissional e o amor pela área de radiodiagnóstico desse paraense fez diferença na vida de muitas pessoas de São Luís do Maranhão.

Assim como o pioneiro Pedro Paulo Barros Reis, que deixou as terras cariocas para fornecer seus serviços e conhecimentos em Rondônia, Miguel deixou o Estado do Pará para se tornar técnico em Radiologia na capital maranhense. Com 70 anos de idade, dedicou mais de 30 anos de serviço às técnicas radiológicas.

Ele atendeu inúmeros pacientes no Hospital Pam Diamante, enquanto vários outros receberam seus cuidados no Hospital Juvêncio Mattos. Ao longo da profissão, prestou serviços de radiodiagnóstico no Instituto de Radiologia de São Luís e ainda fez parte da equipe de técnicos em Radiologia do Hospital Carlos Macieira IPEM.

Em junho de 1990, Miguel efetuou sua inscrição no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 17ª Região (CRTR Maranão/Piauí). Foi o primeiro passo para, futuramente, tornar-se conselheiro efetivo do Regional. Atualmente, o senhor Miguel Santana está em seu segundo mandato como conselheiro do CRTR.

Que a nossa classe seja alimentada com esses bons exemplos e que pavimentem nosso futuro com o mesmo cuidado e dedicação do passado. Parabéns por sua história, senhor Miguel!